GEOLOGIA

Meteoritos gigantes podem ter criado os continentes, diz novo estudo

Essa teoria da criação dos continentes da Terra já existia há décadas, mas pesquisadores da Austrália encontraram a primeira evidência sólida para apoiá-la

Correio Braziliense
postado em 10/08/2022 13:08 / atualizado em 10/08/2022 13:09
 (crédito: AFP/Nasa/Divulgação)
(crédito: AFP/Nasa/Divulgação)

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram identificar uma evidência concreta que apoia a teoria de que os continentes foram formados após o impacto de um gigante meteorito com a Terra.

Pesquisadores da Escola de Ciências da Terra e Planetárias da Universidade de Curtin, na Austrália, observaram os minúsculos cristais do mineral zircão em rochas Craton de Pilbara, localizadas na Austrália Ocidental, e encontraram evidências do impacto de meteoritos.

Essas rochas representam o remanescente de crosta antiga mais bem preservada da Terra. "Estudar a composição dos isótopos de oxigênio nesses cristais de zircão revelou um processo 'de cima para baixo', começando com o derretimento das rochas próximas à superfície e progredindo mais fundo, consistente com o efeito geológico dos impactos de meteoritos gigantes", explica Tim Johnson, um dos autores do estudo.

O estudo, portanto, corrobora com a teoria de que os continentes da Terra foram formados por um impacto de meteoritos gigantes, similares aqueles que causaram a extinção dos dinossauros, mas que ocorreu bilhões de anos antes. 

Para Johnson, entender a formação e a evolução contínua dos continentes do Planeta Terra é crucial, uma vez que essas massas da terra hospedam a maioria da biomassa terrestre, todos os humanos e quase todos os importantes depósitos minerais do planeta.

"Os continentes hospedam metais críticos como lítio, estanho e níquel, e matérias primas essenciais para as tecnologias verdes emergentes necessárias para cumprir nossa obrigação de mitigar as mudanças climáticas”, garante o especialista.

Os resultados encontrados foram publicados na revista científica Nature, nesta quarta-feira (10/8).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação