Alimentação

Comer apenas entre as 7h e 15h é o ideal para emagrecer, diz estudo

A pesquisa indica que fazer um tipo de jejum intermitente pode ajudar a perder peso, melhora a pressão sanguínea e o humor

Camilla Germano
postado em 10/08/2022 15:33
 (crédito: Freepik/pereslavtseva)
(crédito: Freepik/pereslavtseva)

Restringir o horário para fazer todas as alimentações do dia e no resto do tempo fazer um jejum intermitente, pode ajudar a perder peso, melhorar a pressão arterial e o humor, segundo um novo estudo.

Os pesquisadores da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, observaram 90 voluntários com obesidade e que tinham idades entre 25 e 75 anos. 80% dos participantes eram mulheres e a média do índice de massa corporal (IMC) dos voluntários era de 39,6, número que indica alto grau de obesidade.

Assim, todos os voluntários foram submetidos a uma dieta calórica — de comer de mil a 1500 calorias por dia — e também precisavam fazer uma atividade física. Alguns dos participantes precisaram fazer todas as refeições do dia em um período de oito horas (entre as 7h até as 15h) enquanto outros não tinham restrição de horário.

Os resultados mostram que aqueles que precisaram restringir o tempo de comida emagreceram, aproximadamente, 2,3kg a mais de peso e apresentaram uma menor pressão arterial, em comparação aos outros voluntários. Os resultados encontrados foram publicados na revista científica JAMA Internal Medicine na segunda-feira (8/8).

Segundo os pesquisadores, esse tipo de alimentação pode ainda melhorar o humor, diminuir a fadiga, ajudar em casos de depressão e aumentar o vigor.

Para eles, o resultado da pesquisa foi positivo porque cerca de 41% dos voluntários afirmaram que planejam continuar praticando essa dieta de alimentação após participar do estudo.

No entanto, os especialistas ressaltam que outros estudos devem ser feitos para identificar se a alimentação com restrição de horário pode ajudar na perda específica de gordura.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação