Ciência

Astrologia x Astronomia: especialistas explicam a diferença

Ambas nasceram juntas e por muito tempo foram consideradas praticamente o mesmo segmento. Foi por volta do século 17 que a astronomia e a astrologia começaram a trilhar caminhos diferentes

Cecília Sóter
postado em 29/08/2022 19:18 / atualizado em 29/08/2022 19:18
 (crédito: Luminas Art/Pixabay)
(crédito: Luminas Art/Pixabay)

A imensidão do universo sempre foi objeto de curiosidade da humanidade, abordada de filósofos a poetas. A observação das estrelas, a posição dos planetas e tudo o que envolve o cosmos é uma prática antiga, que deu origem a duas vertentes do conhecimento que buscam entendê-lo: a astronomia e a astrologia.

Embora exista uma certa rivalidade, há entre elas diferenças e congruências. O Correio conversou com o astrônomo Paulo Eduardo de Brito, professor de física e astronomia da Universidade de Brasília (UnB), e o astrólogo e oraculista Emylian Kali, para entender a distinção entre ambas.

ASTRONOMIA

O professor Paulo Eduardo de Brito conceitua a astronomia como a ciência que estuda o movimento, a constituição e a formação dos astros e suas relações entre si. Surgiu com o objetivo de marcar o tempo, se orientar no espaço e prever comportamentos climáticos do planeta.

O astrônomo relata que, no estudo dos movimentos periódicos dos astros no céu, verificou-se que havia uma forte correlação com o comportamento da Terra, como qual é a melhor época para plantar e para colher. “Estes períodos eram (e ainda são) marcados pela posição relativa das estrelas no decorrer do ano, ou seja, o movimento aparente do Sol, da Lua e dos planetas em relação às estrelas”, explica o cientista.

Segundo o professor, como era possível de certa forma saber do 'humor' da Terra observando estes movimentos, os antigos se perguntaram sobre a possibilidade de saber também do 'humor' das pessoas. “E desde de tempos longínquos (não há um fundador da astronomia, ela se perde nas brumas da história), astronomia e astrologia andaram lado a lado”, pontua.

Foi por volta do século 17 que a astronomia e a astrologia começaram a trilhar caminhos diferentes. Paulo Eduardo explica que a astronomia se liga às ciências da natureza, construindo modelos matemáticos que representam os comportamentos dos astros no céu e da própria Terra, e que podem ser validados por meio de experimentos ou observações.

Já a astrologia se conecta mais, em alguns casos, às crenças e, em outros casos, às ciências de comportamento humano, analisando arquétipos típicos dos seres humanos baseados na ideia de modelos cíclicos de comportamento e jeitos de ser das pessoas.

“Hoje, são saberes distintos, que se conectam entre si por terem origens comuns, mas os objetos de estudos e análise são distintos. Um dos grandes problemas da astrologia é que é envolta por crenças que não são validadas como na astronomia. Estudar o comportamento humano é muito mais difícil que estudar o comportamento físico das coisas”, pontua.

ASTROLOGIA

O astrólogo Emylian Kali resume a astrologia como um modo de interpretar os astros e como eles podem ser primordiais na definição de algumas ações e ocorrências na vida e na personalidade de uma pessoa, assim como em diversas outras áreas. “Dependendo da localização e posição dos astros pode indicar grandes definições em nosso cotidiano”, explica o especialista.

Ele ressalta que a astrologia é usada hoje em dia como uma ferramenta de auxílio na compreensão das ações humanas por meio do mapa astral, que é geralmente elaborado para compreender melhor as ações em nosso caminho. “Dependendo do posicionamento dos astros, tanto no nascimento quanto no decorrer da nossa vida, pode trazer influências significativas em nossa personalidade e jeito de agir em diversas situações. Traz consigo uma grande maneira de nos afetar recorrentemente”, afirma.

A astrologia vem do grego astron=astro e logos=estudo. Kali relata que seu surgimento remonta ao perído da história antes de Cristo. “Alguns afirmam que foi por volta do 4º milênio, na Suméria, e relatam sua aparição na antiga Babilônia, percorrendo diversas regiões e civilizações no decorrer do tempo até sua total difusão na Idade Média”, conta o profissional.

O especialista esclarece, no entanto, que a astrologia não é considerada uma ciência, mas sim uma forma de crença ou prática oracular que usa métodos científicos como base para sua metodologia.

Em relação à comparação entre a astrologia e a astronomia, Emylian Kali aponta que ambas nasceram juntas e por muito tempo foram consideradas praticamente o mesmo segmento.

“O que as diferencia hoje é justamente o fato de uma ser uma ciência e a outra uma pseudociência, fazendo assim com que a sua busca e sua procura seja feita com mais clareza”, conclui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação