ESTADOS UNIDOS

Quem usa cannabis medicinal é mais propenso à nicotina, diz estudo

Pesquisa realizada pela Universidade Rutgers é uma das pioneiras a analisar a relação entre uso de cannabis medicinal e uso de nicotina

Correio Braziliense
postado em 23/08/2022 17:12 / atualizado em 23/08/2022 17:28
 (crédito: GEOFFROY VAN DER HASSELT)
(crédito: GEOFFROY VAN DER HASSELT)

Pessoas que usam cannabis terapêutica são mais propensas a usar produtos com nicotina do que a população em geral, aponta estudo da Universidade Rutgers, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Para a pesquisa, os autores entrevistaram 697 pacientes, entre 18 e 89 anos.

De acordo com o estudo, cerca de 40% dos usuários de maconha medicinal também usam nicotina, bem mais do que os 14% dos adultos americanos que fumam. "O uso simultâneo de cannabis e nicotina é uma preocupação crescente, mas embora a relação entre cannabis recreativa e uso de nicotina esteja bem estabelecida, pouco se sabe sobre o uso de nicotina entre usuários de cannabis medicinal”, disse Mary Bridgeman, professora clínica da Rutgers.

A pesquisa revelou, ainda, que os usuários terapêuticos de cannabis que usavam cigarros eletrônicos eram cerca de 4 vezes mais propensos a vaporizar em vez de fumar, se comparado àqueles que fumavam exclusivamente cigarro. No entanto, o estudo também mostrou que 75% dos entrevistados fumam — e não vaporizam — e que cerca de 80% dos fumantes relataram planejar parar de fumar nos próximos seis meses.

"Essas descobertas revelam que, embora os dispensários de cannabis medicinal possam recomendar vaping em vez de fumar cannabis devido aos problemas de saúde associados a produtos combustíveis, essa recomendação por si só pode não influenciar os pacientes que também fumam”, disse o coautor Marc Steinberg.

O estudo foi publicado no periódico American Journal on Addictions e pode ser acessado na íntegra neste link

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação