Medicina

Verme "dançante" é encontrado em testículo de paciente; entenda o fenômeno

O caso ocorreu na Índia e após três semanas de tratamento, o homem não apresentava mais o quadro clínico; a doença causada pelo verme é chamada de filariose linfática

Correio Braziliense
postado em 12/12/2022 19:19 / atualizado em 12/12/2022 19:19
 (crédito: Divulgação/New England Journal of Medicine)
(crédito: Divulgação/New England Journal of Medicine)

Um caso clinico surpreendeu a equipe médica em um hospital em Nova Delhi, na Índia. Um homem de 26 anos chegou ao hospital sentindo febre baixa além de dor e inchaço nos testículos quando foram realizados exames que mostraram que o problema estava relacionado a um verme "dançando" nos testículos.

Em estudo de caso da revista científica New England Journal of Medicine, publicado no dia 8 de dezembro, os pesquisadores explicam que o "fenômeno" é causado por vermes filamentosos que fazem parte da espécie Wuchereria bancrofti e são transmitidos por mosquitos.

Esses vermes conseguem "navegar" por entre o sistema linfático do corpo humano e, na fase adulta, podem viver de cinco a sete ano. A doença causada pelo verme é chamada de filariose linfática e pode levar ao inchaço dos tecidos (linfedema), elefantíase e, nos homens, inchaço dos testículos.

"Estruturas lineares podem ser vistas se movendo dentro de um dos canais, um achado na filariose linfática conhecido como 'sinal da dança filarial'", explicaram os especialistas.

Segundo o estudo de caso, o paciente foi medicado após os exames e após três semanas com o uso do medicamente, o homem não apresentava mais os vermes no órgão.

Confira um vídeo de um caso semelhante ao descrito

 

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação