PALEONTOLOGIA

Fóssil de espécie antiga de crocodilo marinho é descoberto no Reino Unido

Os crocodilos marinhos tinham a região do crânio que abriga os músculos da mandíbula particularmente grande, o que permitia mordidas rápidas

Correio Braziliense
postado em 31/01/2023 15:02
 (crédito: Divulgação/Júlia d'Oliveira)
(crédito: Divulgação/Júlia d'Oliveira)

Um estudo, publicado no Journal of Vertebrate Paleontology, descobriu uma espécime antiga do Thalattosuchian, conhecido como crocodilo marinho ou crocodilo do mar. Esse predador é considerado um "antigo irmão" dos ancestrais dos crocodilos modernos e a descoberta, na Costa Jurássica do Reino Unido, segundo especialistas, ajuda a preencher uma lacuna no registro fóssil.

"Espero que continuemos a encontrar mais thalattosuchians mais velhos e seus parentes. Nossas análises sugerem que os thalattosuchians provavelmente apareceram pela primeira vez no Triássico e sobreviveram à extinção em massa do final do Triássico”, conta o professor e coautor do estudo Eric Wilberg.

Alguns dos chamados crocodilos marinhos se adaptaram bem à vida nos oceanos,  possuindo membros curtos modificados nas nadadeiras, barbatana caudal semelhante a de tubarões e glândulas salinas. Além disso, esse espécime tinha a região do crânio que abriga os músculos da mandíbula particularmente grande.

"Isso sugere que Turnersuchus e outros thalattosuchians possuíam músculos da mandíbula aumentados, que provavelmente permitiam mordidas rápidas; a maioria de suas prováveis presas eram peixes ou cefalópodes que se moviam rapidamente.

Também é possível, assim como nos crocodilos modernos, que a região supratemporal de Turnersuchus tivesse uma função termorreguladora – para ajudar a amortecer a temperatura do cérebro", diz o estudo.

A pesquisa pode ser acessada na íntegra neste link.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE