DESCOBERTA

Noruega encontra tesouro de metais e minerais no fundo do mar

Os achados são considerados promissores na transição energética para uma economia mais sustentável

Correio Braziliense
postado em 31/01/2023 13:21 / atualizado em 31/01/2023 13:23
 (crédito: Divulgação/Norwegian Petroleum Directorate )
(crédito: Divulgação/Norwegian Petroleum Directorate )

Um relatório da Norwegian Petroleum Directorate (NPD) concluiu a descoberta de "recursos substanciais" no fundo do mar da Noruega, o que inclui toneladas de metais, como o cobre, e de minerais. Esses achados são considerados promissores na transição energética para uma economia mais sustentável.

“Nesta avaliação de recursos, estimamos quanto dos vários minerais podem ser encontrados no fundo do mar na área estudada. No futuro, continuaremos a reforçar os dados de origem e a forma como avaliamos esses recursos”, diz o comunicado da NPD.

Para saber se há a possibilidade de resgatar esses recursos de maneira que não impacte negativamente o meio ambiente, as autoridades norueguesas informaram que serão necessários uma investigação mais aprofundada do fundo do mar e desenvolvimento tecnólogico para métodos de recuperação adequados.

“Temos uma vasta experiência em mapeamento de subsuperfície e avaliação de recursos petrolíferos. Fico feliz que nós, com a expertise que trazemos, possamos também contribuir para a identificação de recursos que podem ser importantes na transição energética”, afirma Kjersti Dahle, diretora de Tecnologia, Análise e Coexistência.

"Dos metais encontrados no fundo do mar na área de estudo, magnésio, nióbio, cobalto e minerais de terras raras são encontrados na lista de minerais críticos da Comissão Europeia. Minerais raros e caros, como neodímio e disprósio, são extremamente importantes para ímãs em turbinas eólicas e os motores dos veículos elétricos", acrescentou Kjersti Dahle.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE