VIDA MARÍTIMA

Baleia gigante com escoliose luta para se mover em mar espanhol; veja vídeo

A luta do animal em nadar para se movimentar pelo oceano que banha o leste europeu foi registrada em vídeo por pesquisadores de um oceanário local

Talita de Souza
postado em 14/03/2023 16:07 / atualizado em 14/03/2023 16:07
A baleia-comum com escoliose é uma das raras aparições da espécie com o dano grave na coluna -  (crédito: Fundación Oceanogràfic)
A baleia-comum com escoliose é uma das raras aparições da espécie com o dano grave na coluna - (crédito: Fundación Oceanogràfic)

Uma baleia gigante com um complicado quadro de escoliose foi vista em grande esforço para se mover pelo mar de Cullera, cidade na costa leste da Espanha. Com mais de 17 metros e aproximadamente 40 toneladas, o grande mamífero mostrou aos pesquisadores e funcionários da Fundação Oceanário de Valência que a deformação da coluna vertebral não está limitada a humanos nem a animais terrestres.

A luta do animal em nadar para se movimentar pelo oceano que banha o leste europeu foi registrada em vídeo por pesquisadores da instituição, após serem chamados por um capitão de um barco que estranhou a falta de movimento da baleia ao passar perto dela — o homem achou que o mamífero estava preso em uma rede de pesca e acionou a Guarda Civil europeia para resgatar o animal. O caso ocorreu em 6 de março. Veja:

Uma equipe de resgate do oceanário e da Guarda Civil se deslocou até o local e se aproximaram do animal. "Os biólogos e veterinários do oceanário puderam avaliar o espécime e constataram que não estava emaranhado, mas sim com um grave desvio na coluna vertebral; uma escoliose de origem desconhecida que alterou sua anatomia natural", detalhou a equipe do oceanário em uma postagem nas redes sociais. A baleia com a coluna debilitada é da espécie baleia-comum, a segunda maior categoria de baleia — a primeira é a baleia azul.

O grupo tentou colocar um rastreador no animal para monitorá-lo e captar dados sobre sua biologia e trajetória até o momento, mas não conseguiu por não conseguirem paralisar o corpo do mamífero de tamanha magnitude.

Poucas horas depois, a baleia deixou o local, mas os especialistas afirmam que é possível que ela volte para próximo da costa devido à sua dificuldade de nadar e se manter em alto mar. Por isso, um alerta foi emitido para moradores e barqueiros do local para que informem ao oceanário se virem o animal para que os pesquisadores tentem novamente ajudá-lo de alguma forma.

Escoliose em baleias pode ser sinal de trauma ou colisão com navios

De acordo com pesquisadores do Departamento de Cirurgia Ortopédica da University Medical Center de Utrecht, na Holanda, humanos são o único mamífero conhecido por desenvolver a deformação da coluna vertebral, a escoliose, sem nenhuma causa óbvia.

A equipe estudou o corpo de uma baleia encalhada na Holanda em julho de 2019 que apresentava um quadro raro de escoliose. A descoberta do grupo, publicada em março de 2021 na revista Nature, é de que o grave problema que impedia o bom funcionamento e sobrevivência do animal foi causado por uma lesão traumática provocada por fator externo, que atingiu duas vértebras e causou um desvio lateral agudo da coluna. A aposta dos pesquisadores é de que as baleias que apresentam esse tipo raro e grave de deformidade sofreram o dano após a lesão com um navio.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE