Egito

Cabeças de carneiro mumificadas são encontradas em templo para rei egípcio

Segundo o Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito, as mais de 2 mil cabeças encontradas devem ter feito parte de oferenda para Ramsés II há mais de 2 mil anos

Correio Braziliense
postado em 27/03/2023 13:02 / atualizado em 28/03/2023 12:04
 (crédito: Ministério Egípcio de Turismo e Antiguidades)
(crédito: Ministério Egípcio de Turismo e Antiguidades)

Foram descobertas embaixo de um templo em homenagem ao rei Ramsés II do Egito mais de 2 mil cabeças de carneiros mumificadas. As informações foram compartilhadas pelo Ministério de Turismo e Antiguidades do país na sexta-feira (24/3).

A justificativa mais aceita pelos especialistas que descobriram as ossadas dos animais é que eles tenham sido colocados lá como uma forma de oferenda ao rei, uma prática muito comum no Egito no período ptolomaico.

Ramsés II foi o terceiro rei da 19º Dinastia do Egito Antigo e viveu por volta de 1303 e 1213 AC e o período ptolomaico se passou na 33ª e Dinastia final do Egito Antigo, durando de 305 a 30 AC, o que surpreendeu os estudiosos pelo fato de as Ramsés II ter sido homenageado tantos anos depois após seu reinado.

  • Cabeças de carneiro mumificadas são encontradas em templo de rei egípcio Ministério Egípcio de Turismo e Antiguidades

Descoberto há cerca de 150 anos, esse templo para Ramsés II foi não foi totalmente explorado. Nessa exploração, os egiptólogos — estudiosos da cultura egípcia — conseguiram escavar uma parte da parede do templo.

Segundo os especialistas, as escavações no local podem ajudá-los a obter uma imagem mais precisa do projeto da estrutura e desafiar certas suposições que foram mantidas desde que o templo foi descrito pela primeira vez.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE