Maconha

Usuários de maconha podem ter menor risco de desenvolver diabetes, diz estudo

Os pesquisadores da Universidade de Ciências Médicas de Tabriz, no Irã, acreditam que a maconha pode possuir "efeitos protetores" contra o desenvolvimento de diabetes

Cecília Sóter
postado em 10/08/2023 15:04
Folha de maconha -  (crédito: Reprodução/Unsplash)
Folha de maconha - (crédito: Reprodução/Unsplash)

Usuários de maconha têm menor risco de desenvolver diabetes tipo 2. É o que aponta um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Ciências Médicas de Tabriz, no Irã, publicado no último dia 1º de agosto na revista científica National Library of Medicine.

Uma equipe de pesquisadores iranianos realizou uma meta-análise de onze pesquisas e quatro coortes compostas por mais de 478 mil indivíduos e constatou que “[a] chance de desenvolver DM2 [diabetes tipo 2] em indivíduos expostos à cannabis foi 0,48 vezes menor do que naqueles sem exposição à cannabis”.

Os autores acreditam que a maconha pode possuir “efeitos protetores” contra o desenvolvimento de diabetes, mas alertam sobre tirar conclusões definitivas sem estudos adicionais.

“Até onde sabemos, nossa meta-análise apresenta as evidências mais atualizadas sobre a associação entre consumo de cannabis e DM2”, afirmam.

“Dada a tendência crescente do consumo de cannabis e a legalização do consumo de maconha, há uma necessidade crescente de projetar estudos randomizados longitudinais prospectivos que investiguem os efeitos honestos do consumo de maconha e forneçam diretrizes práticas para gerenciar o uso de cannabis", acreditam.

Diabetes

Segundo o Ministério da Saúde, a diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

O tipo 2 da doença ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida, podendo ter como causas: sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação