FELICIDADE

"Quarteto da felicidade": conheça os hormônios que mudam o humor

Substâncias químicas, liberadas naturalmente pelo cérebro, exercem uma função essencial para o organismo

Para manter esses hormônios elevados, é essencial ter uma boa alimentação e praticar atividade física -  (crédito: Reprodução Unsplash)
Para manter esses hormônios elevados, é essencial ter uma boa alimentação e praticar atividade física - (crédito: Reprodução Unsplash)
postado em 13/01/2024 07:00

Sabe aquela sensação boa de estar apaixonado? De comer uma comida gostosa ou após fazer uma boa caminhada? Um grupo de hormônios conhecidos como "Hormônios da Felicidade" ou do "Bem-Estar" é o principal responsável pela (boa) sensação. São quatro substâncias químicas naturais, também definidas como o "quarteto da felicidade": endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina.

Esses hormônios estão sempre ativos no organismo e se eles não estiverem equilibrados, o corpo pode reagir de forma negativa criando insônia, estresse, ganho de peso e mau humor. O desequilíbrio também pode levar à desmotivação e à tendência a adiar tarefas, e em casos graves, as pessoas podem até desenvolver depressão.

“Os hormônios da felicidade são a dopamina, serotonina, endorfinas e ocitocina e eles têm esse nome de hormônios da felicidade porque produzem sentimentos de alegria, de sensação de bem-estar e contentamento nas pessoas”, explica Bruno Babetto, médico pós-graduado em endocrinologia e metabologia da clínica Tivolly.

Para manter esses hormônios em bons níveis, é essencial ter uma boa alimentação e praticar atividade física, o que ajuda a liberação desses neurotransmissores na corrente sanguínea. “Atividades físicas, relação interpessoal, descanso, tomar sol e meditar. Tudo vai ajudar a estimular a produção desses hormônios e deixar uma pessoa mais feliz, mais alegre e de bem estar com a vida”, acrescenta Babetto.

Hormônios da felicidade

Dopamina

É o principal neurotransmissor na regulação dos processos motivacionais, ela aumenta a sensação de vitalidade, disposição e motivação, sendo conhecida como “mediadora do prazer”.

Além disso, pode ser produzida pela experiência de fatos simples da vida cotidiana (como por exemplo, encontrar uma vaga livre para estacionar o carro) ou algo mais excepcional (como receber uma promoção no trabalho). A melhor maneira de elevar a dopamina, portanto, é definir metas de curto prazo ou dividir objetivos de longo prazo em metas mais rápidas, alcançá-las e celebrá-las.

Serotonina

É o neurotransmissor responsável por promover sensação de prazer e bem-estar. “Você aumenta a produção dela através de exposição ao Sol, descansando e fazendo uma dieta rica em triptofano, aminoácido precursor de serotonina (presente em alimentos como carnes, ovos, leites e derivados)”, informa o endocrinologista.

Endorfina

É liberada no organismo como um analgésico diante das situações de dificuldades, como dor e estresse. “É um hormônio que age como analgésico natural e melhora o humor”, comenta Babetto.

Ocitocina ou Oxitocina

É conhecida por ser responsável por promover a sensação de confiança, auxiliando na criação de laços nos relacionamentos de modo geral. É produzido no parto, na amamentação e durante o orgasmo.

A oxitocina ajuda a combater a depressão, ansiedade e aumenta o desempenho sexual, agindo junto com a testosterona, no homem, e a progesterona, na mulher.

Alimentos que estimulam a produção dos "hormônios da felicidade":

Proteínas: carnes, ovos, leites e derivados possuem grandes quantidades de triptofano, um aminoácido que atua na formação da serotonina.

Aveia: os carboidratos presentes no alimento elevam os níveis de insulina e facilitam a absorção de triptofano.

Oleaginosas: Alimentos como nozes, castanhas e amêndoas são fontes dos minerais magnésio, cobre e selênio, que melhoram o humor e são antidepressivos naturais.

Peixes e frutos do mar: salmão e sardinha são fontes de ômega 3 que aumenta a produção dos receptores de neurotransmissores.

Chocolate: a versão amarga (que possui pelo menos 70% de cacau na composição) é fonte de triptofano e ainda possui teobromina, um alcaloide da família da cafeína que tem efeito estimulante.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->