ASTRONOMIA

Asteroide passará próximo da Terra nesta sexta-feira (2/2), alerta Nasa

Objeto espacial foi descoberto pelo programa Catalina Sky Survey, em 30 de julho de 2008. A passagem do asteroide será transmitida ao vivo; saiba como acompanhar

O asteróide orbita o Sol a cada 2,64 anos e tem cerca de 284 metros de diâmetro. -  (crédito: Divulgação/The Virtual Telescope Project)
O asteróide orbita o Sol a cada 2,64 anos e tem cerca de 284 metros de diâmetro. - (crédito: Divulgação/The Virtual Telescope Project)
postado em 01/02/2024 16:24

Um asteroide passará bem próximo da Terra, nesta sexta-feira (2/2). A rocha, conhecida como 2008 OS7, alcançará a distância mínima de 2,8 milhões de quilômetros, ou cerca de 7,4 vezes a distância média da Lua.

Segundo a Agência espacial norte-americana (Nasa), o asteroide orbita o Sol a cada 2,64 anos e tem cerca de 284 metros de diâmetro. Apesar da proximidade em que a rocha espacial passará pela Terra, o asteroide não oferecerá riscos ao planeta.

“Não precisamos nos preocupar muito com isso, pois este asteroide não entrará na atmosfera, embora ainda se aproxime da Terra”, pontuou Minjae Kim, pesquisador do Departamento de Física da Universidade de Warwick, na Inglaterra. 

O asteroide foi descoberto pelo programa Catalina Sky Survey, em 30 de julho de 2008. A passagem será transmitida ao vivo pelo canal The Virtual Telescope Project, às 15h.

O último asteroide que passou perto da Terra foi o 2024 BM, no último sábado (27/1). Esta rocha em particular pertence ao grupo Apollo de asteroides próximos à Terra, que são rochas espaciais que cruzam a Terra com eixos maiores que o do planeta.

Acompanhe:

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->