obras

Catálogo completo da biblioteca de Charles Darwin é digitalizado

Quase duas décadas de investigação meticulosa permitiu localizar milhares de livros, periódicos, panfletos e artigos que constituíam a coleção do naturalista

Catálogo de 300 páginas, Darwin Online enumera 7.400 títulos e 13 mil itens, abrangendo jornais, panfletos e críticas -  (crédito: Divulgação)
Catálogo de 300 páginas, Darwin Online enumera 7.400 títulos e 13 mil itens, abrangendo jornais, panfletos e críticas - (crédito: Divulgação)
postado em 14/02/2024 13:18 / atualizado em 14/02/2024 13:18

Em um feito inédito, o público agora tem acesso ao catálogo completo da biblioteca pessoal de Charles Darwin, que inclui desde estudos sobre porquinhos-da-índia epilépticos até os romances preferidos do cientista.

Quase duas décadas de investigação meticulosa permitiu localizar milhares de livros, periódicos, panfletos e artigos que constituíam a coleção do naturalista. As informações são do The Guardian.

John van Wyhe, líder do projeto, destacou a amplitude e diversidade das leituras de Darwin, que abarcavam uma variedade surpreendente de temas. O catálogo de 300 páginas, Darwin Online, enumera 7.400 títulos e 13 mil itens, abrangendo jornais, panfletos e críticas. Alguns desses materiais remontam aos dias de escola de Darwin, revelando a profundidade de suas leituras desde a juventude. Registros de leilões desempenharam papel crucial na reconstrução da história de certos itens, como um artigo de 1826 de John James Audubon e um romance de Elizabeth Gaskell, de 1880.

Antes desse levantamento, apenas 15% do conteúdo real da biblioteca de Darwin era conhecido. Mais da metade das obras está em inglês, com o restante em línguas como alemão, francês e italiano, incluindo o primeiro registro fotográfico conhecido de bactérias.

Além de compilar os títulos, o projeto traz links para cópias gratuitas de 9.300 obras, reafirmando o impacto duradouro de Darwin no entendimento do mundo natural. A publicação do catálogo coincide com o aniversário de 215 anos de Darwin, realçando a vastidão de seu legado intelectual. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br