Dengue

Ministério da Saúde recomenda intervalo entre dengue e doação de sangue

Há evidências que transfusão de sangue possa transmitir o vírus da doença de uma pessoa infectada para uma saudável

Doadores devem informar os serviços de hemoterapia caso sejam diagnosticados logo após a doação de sangue -  (crédito: Nguy?n Hi?p/Unsplash)
Doadores devem informar os serviços de hemoterapia caso sejam diagnosticados logo após a doação de sangue - (crédito: Nguy?n Hi?p/Unsplash)
postado em 05/03/2024 20:09 / atualizado em 05/03/2024 20:10

Nesta terça-feira (5/3), o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgaram uma nota técnica em que recomendam um intervalo entre a recuperação de pacientes com dengue e a doação de sangue. De acordo com as instituições, há evidências científicas que demonstram risco de transmissão da doença por transfusão sanguínea entre pessoas recém-infectadas pela doença e pessoas saudáveis.

"Se uma pessoa receber sangue contaminado com vírus da dengue, há uma possibilidade de 38% de que ela seja infectada e desenvolva a doença após a transfusão", informa o documento.

O Ministério e a Anvisa apontam que pessoas que tiveram dengue comum devem esperar 30 dias após a recuperação completa para fazer a doação de sangue. Já pessoas que tiveram a dengue grave, também conhecida como hemorrágica, devem aguardar 180 dias depois de completamente recuperadas. Pessoas que tiveram contato sexual com pessoas que tiveram dengue nos últimos 30 dias devem aguardar 30 dias após o último contato sexual para realizar a doação de sangue. Para quem tomou a vacina, a recomendação é esperar 30 dias depois da imunização.

Doadores devem informar os serviços de hemoterapia caso sejam diagnosticados logo após a doação de sangue, acrescenta a nota.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação