PESQUISA

Sentado por muito tempo? Pesquisa mostra que aumenta o risco de morte

A pesquisa monitorou mais de 5 mil voluntários e quantas horas por dia eles ficavam sentados

Os dados mostraram que os participantes que ficavam sentados mais de 11 horas por dia tinham um risco 57% maior de morrer -  (crédito: Reprodução Unsplash )
Os dados mostraram que os participantes que ficavam sentados mais de 11 horas por dia tinham um risco 57% maior de morrer - (crédito: Reprodução Unsplash )
postado em 18/03/2024 13:53

Grande parte da população mundial fica sentada por longos períodos durante o dia, seja em frente ao computador, no trabalho, ou em frente à TV, em casa. Isso porque, os avanços tecnológicos das últimas décadas eliminaram a necessidade e o desejo dos seres humanos de se movimentarem em diversas situações. Um novo estudo da Universidade da Califórnia, em San Diego (UCSD), confirmou que ficar sentado por muito tempo é ruim para a saúde.

Os pesquisadores usaram inteligência artificial para calcular, a partir do monitor de atividade, quanto tempo os participantes estavam sentados e, em seguida, associaram isso ao risco de morte. Os dados mostraram que os participantes que ficavam sentados mais de 11 horas por dia tinham um risco 57% maior de morrer durante o período do estudo do que aqueles que ficavam sentados menos de nove horas e meia por dia.

A pesquisa contou com 5.856 participantes do sexo feminino com idades entre 63 e 99 anos e foi solicitado a usar um monitor de atividade no quadril por sete dias no início do estudo. Os pesquisadores então as acompanharam por uma década, durante a qual 1.733 participantes morreram.

De acordo com o estudo da UCSD, o risco de morte precoce ainda existia mesmo com quantidades maiores de exercícios moderados a vigorosos. Outro estudo de 2019 constatou que quantidades maiores de exercícios não anularam o risco de doenças como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e derrame, que surgem quando se fica muito tempo sentado.

Entretanto, uma pesquisa australiana do mesmo ano descobriu que dar entre 9.000 e 10.500 passos por dia reduzia o risco de morte prematura, mesmo em pessoas que ficavam muito tempo sentadas. Os resultados contraditórios podem ser explicados pelo fato de os monitores de atividade terem sido usados no quadril no estudo da UCSD e no pulso no estudo australiano, o que pode levar a estimativas diferentes do tempo sentado.

O estudo australiano também não utilizou nenhum software especial nos dados do monitor de atividade para determinar quando os participantes estavam sentados ou em pé, o que significa que ficar em pé poderia ter sido incorretamente considerado como sentar. Por exemplo, se um participante ficasse parado por meia hora, isso seria considerado como meia hora sentado. Isso pode significar que o estudo australiano subestimou o tempo que os participantes passaram sentados.

Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os adultos limitem o tempo em que ficam sentados e interrompam os longos períodos em que ficam na posição. E quanto tempo é sentado demais? O estudo da UCSD indica 11 horas por dia. Outras pesquisas dizem que apenas sete horas por dia pode ser demais. Também há muitas pesquisas que mostram que não se deve ficar sentado por mais de 30 minutos de uma só vez, pois isso pode aumentar os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação