Bem-estar

Curso da felicidade? Estudo ensina métodos para ser mais feliz

Pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, desenvolveram um curso para ensinar na prática como alcançar o bem-estar e a felicidade duraroura

O curso tem como objetivo ensinar aos alunos o que os estudos nas áreas de psicologia e neurociência dizem sobre a felicidade -  (crédito: Reprodução/Freepik)
O curso tem como objetivo ensinar aos alunos o que os estudos nas áreas de psicologia e neurociência dizem sobre a felicidade - (crédito: Reprodução/Freepik)
postado em 18/03/2024 21:25 / atualizado em 18/03/2024 21:26

Cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, desenvolveram um curso chamado “ciência da felicidade”, com o propósito de estimular os participantes a terem hábitos que desenvolvem a sensação de bem-estar e perpetua a felicidade. O curso tem como objetivo ensinar aos alunos o que os estudos nas áreas de psicologia e neurociência dizem sobre a felicidade.

O estudo, desenvolvido a partir de 2018, foi publicado em março deste ano pela revista científica Higher Education. Para a pesquisa, os cientistas selecionaram 905 estudantes que tinham participado do curso oferecido pela universidade, dos quais 228 aceitaram contribuir com respostas para acompanhamento a longo prazo. Os participantes relataram uma melhoria de 10% a 15% no bem-estar e dois anos depois, os que mantiveram as estratégias, continuaram experimentando a tal felicidade.

“É como ir à academia, não podemos esperar que fazer uma aula vai garantir estar em forma sempre. Tal como acontece com a saúde física, temos que trabalhar continuamente na nossa saúde mental, caso contrário as melhorias são temporárias. A prática leva a perfeição”, afirma o autor sênior da pesquisa, Bruce Hood.

Mas afinal de contas, quais são as práticas ensinadas pelo curso da felicidade?

Os exercícios incluem:

• Conversar com estranhos, por mais que muitas pessoas evitem esses tipos de encontros;
  • Dar presentes para outras pessoas, pois isso ativa centros de recompensa no cérebro proporcionando felicidade;
  • Ter uma boa qualidade de sono;
  • Caminhar na natureza;
  • Praticar atos de bondade;
  • Meditar;
  • Ter atenção aos aspectos positivos do dia a dia;
  • Praticar atividade física;
  • Praticar a gratidão.