Eclipse solar

Eclipse solar total poderá ser visto do Brasil? Entenda

Fenômeno astrológico ocorrerá na segunda-feira (8/4)

No eclipse solar total, a Terra, a Lua e o Sol se alinham em uma posição exata, o que faz com que o Sol seja tapado pela Lua de quem observa da Terra -  (crédito: Mathew Schwartz/Unsplash)
No eclipse solar total, a Terra, a Lua e o Sol se alinham em uma posição exata, o que faz com que o Sol seja tapado pela Lua de quem observa da Terra - (crédito: Mathew Schwartz/Unsplash)
postado em 02/04/2024 19:32

Um eclipse solar total ocorrerá na próxima segunda-feira (8/4), mas não poderá ser visto de todos os locais do globo terrestre. Dessa vez, os sortudos serão os observadores de México, Canadá e Estados Unidos, que poderão acompanhar o fenômeno de modo total ou parcial.

No Brasil, o eclipse não estará visível, assim como não estará no restante dos países localizados no Hemisfério Sul da Terra. Porém, deve ocorrer um eclipse solar anular em 2 de outubro deste ano, que será visível aos brasileiros.

O eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, de forma que bloqueia a entrada da luz solar que chega à Terra. Quando a Lua bloqueia apenas parte da luz do Sol, o eclipse é chamado parcial ou anular. Quando, por sua vez, ela bloqueia toda a luz do Sol, há um eclipse total.

No eclipse solar total, a Terra, a Lua e o Sol se alinham em uma posição exata, o que faz com que o Sol seja tapado pela Lua de quem observa da Terra. No eclipse parcial, os três astros não estão completamente alinhados.

Esquema de eclipse total do sol
Esquema de eclipse total do sol (foto: Time and Date/Reprodução)

De acordo com a agência espacial norte-americana (Nasa), o primeiro local na América do Norte continental a ver o eclipse total será a costa do Pacífico do México, perto das 15h07 (horário de Brasília).

Eclipse no Brasil

O próximo eclipse a ser avistado no país será em 2 de outubro de 2024 e poderá ser visto nos estados da Região Sul, Sudeste e Mato Grosso do Sul, além de trechos da Bahia, Goiás e Mato Grosso.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação