A startup brasiliense do setor espacial, a All to Space firmou nessa quarta-feira (1º/10) um acordo com a New Space in India Limited (NSIL) para o lançamento de cinco satélites de comunicação. A cerimônia de assinatura ocorreu durante o Congresso Internacional de Astronáutica (IAC), sediado em Sdyney, na Austrália.
O NSIL, com quem o acordo foi firmado, é o braço comercial da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO). O foguete que fará os lançamentos, o Polar Satellite Launch Vehicle (PSLV), é indiano.
Segundo ressaltou a empresa brasileira, o projeto fará com que escolas e universidades se comuniquem de forma direta com a constelação, "participando de projetos práticos de rastreamento e recepção de dados". Os satélites foram desenvolvidos simultaneamente pelos estados do Maranhão, Minas Gerais, Distrito Federal e São Paulo.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
A All to Space também afirma que os cinco satélites compõem um projeto de educação espacial chamado Constelação Educacional. Feito por meio de uma parceria com a Ideia Space, tem ainda como objetivo "inspirar estudantes de todo o Brasil, além de promover o interesse em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM)".
"Assinar este contrato aqui, em um momento em que Sydney é o coração pulsante do setor espacial no mundo, e na presença de autoridades que tanto apoiam nosso setor, é a validação de um sonho", afirmou Leonardo Souza, CEO da All to Space, em nota.
"Estamos levando o futuro do Brasil para a órbita. Esta constelação, desenvolvida por talentos de diversas regiões do nosso país, levará o espaço diretamente para a sala de aula, inspirando a próxima geração de engenheiros e cientistas brasileiros", completou.
O evento contou com a presença da Agência Espacial Brasileira e de lideranças do poder legislativo brasileiro. Estiveram por lá o Diretor de Gestão de Portfólio da Agência Espacial Brasileira (AEB), Rodrigo Leonardi, além de uma comitiva da Câmara dos Deputados, liderada pelo Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Deputado Federal Ricardo Barros (PP/PR). O ex-ministro da Ciência, Celso Pansera, foi outro a comparecer.
Saiba Mais
-
Ciência e Saúde Novo teste identifica câncer colorretal com 90% de precisão no rastreamento
-
Ciência e Saúde O que é a demência de corpos de Lewy, diagnosticada em Milton Nascimento
-
Ciência e Saúde Quais são os antídotos para intoxicação por metanol — e como custo interfere nisso
-
Ciência e Saúde Conitec abre consulta sobre tratamento de incontinência urinária masculina
-
Ciência e Saúde Estudo identifica perfis genéticos distintos do autismo
-
Ciência e Saúde Os conselhos de especialista para salvar intoxicados por metanol: 'É um assassino silencioso'
