Música

Cantora Marvvila, de apenas 21 anos, ganha destaque no pagode

Após lançar uma faixa com Ludmilla, a carioca Marvvila divulgou o primeiro trabalho solo, 'Dizendo por dizer', e pretende impulsionar outras mulheres no pagode

Adriana Izel
postado em 15/09/2020 06:40
A parceria com Ludmilla em 'Não é por maldade' deu o impulso na carreira de Marvvila -  (crédito: Guto Costa/Divulgação)
A parceria com Ludmilla em 'Não é por maldade' deu o impulso na carreira de Marvvila - (crédito: Guto Costa/Divulgação)

O segmento do pagode é majoritariamente dominado por homens. Neste ano, no entanto, a cantora Ludmilla, conhecida pelo trabalho no funk, deu o primeiro passo para tentar derrubar essa barreira de vez. Ela lançou o EP Numanice, apenas com faixas cantadas no estilo musical. No disco de seis canções, Lud conseguiu se projetar e também dar espaço para outra mulher tentar brilhar no ritmo: a também carioca Marvvila, de apenas 21 anos.

Logo após o lançamento da parceria Não é por maldade, a novata conseguiu um contrato com uma gravadora e no início desde mês divulgou o primeiro trabalho solo: o single Dizendo por dizer. “Já adorava o trabalho da Ludmilla, me inspirava muito na força e no jeito dela de cantar. Depois que a conhecei fiquei mais fã ainda. Ela foi muito generosa comigo em me dar esse espaço. Tudo que está acontecendo depois dessa participação é um sonho realizado”, conta a artista em entrevista ao Correio.

Em plataformas digitais como o YouTube, a faixa tem mais de um milhão de visualizações em menos de 15 dias. A canção é de autoria do amigo da cantora, o compositor Brunno Gabryel, mais conhecido como BG, que, segundo ela, soube captar um olhar sensível de uma história de amor mal resolvida. “O que tá tirando o seu sono/ Com certeza não é insônia não/ Sou eu que tô fazendo um barulho/ Dentro do seu coração/ O nome disso é saudade/ Sobrenome é solidão”, canta ela em trecho da faixa.


A artista conta que com esse primeiro trabalho autoral pretende impulsionar outras mulheres no pagode. “O projeto está com a cara que eu sempre sonhei ter para a minha carreira, com delicadeza e força. Quero servir de inspiração para mulheres que sempre quiseram cantar pagode, mas tiveram algum tipo de preocupação por ser um gênero muito masculino”, explica.

Trajetória

Antes disso, Marvvila chegou a ter uma certa projeção quando participou do The voice Brasil em 2017. No entanto, foi o impulso da parceria com Ludmilla que, de fato, a colocou nos holofotes. Mas ela diz que a experiência no reality show a fez pensar na música como carreira: “O The voice me deu a oportunidade de olhar a música como profissão. As pessoas começaram a me ouvir, a me respeitar mais. Meus vídeos cantando começaram a viralizar depois disso.”

O início da pagodeira na música foi na infância. Com apenas 5 anos ela cantava no coral da igreja. No colégio, tinha aula de música e dedilhava canções no cavaquinho. “Foi nessa época, em 2013, que comecei a me aventurar mais pelo pagode”, lembra.

Ela explica que começou a cantar pagode inspirada em Ferrugem. “Aquilo bateu em mim de uma maneira muito forte. Passei a interpretar, então, músicas dele”, afirma. Mas na prateleira de inspirações, nomes femininos: Alcione e outras mulheres do samba, como Beth Carvalho, Jovelina Pérola Negra e Dona Ivone Lara, além da sertaneja Marília Mendonça. “Quero levar essa força feminina. Quero arrastar mulheres a se sentirem encorajadas para cantar esse gênero. Precisamos ocupar esse espaço também, assim como nós já ocupamos no sertanejo”, completa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.