Educação infantil

Projeto lança animações infantis sobre agroecologia para crianças

'Nas asas da agroecologia' leva conscientização ambiental a alunos entre 4 e 10 anos da área rural do DF. As animações serão disponibilizadas no YouTube, como adaptação à pandemia do novo coronavírus

O projeto Nas asas da agroecologia lança na terça-feira, 8 de setembro, duas animações infantis como forma de dar continuidade, no ambiente virtual, às atividades inicialmente programadas para o presencial. A ação visa atender 1.200 estudantes de escolas rurais de Brazlândia, Gama e Sobradinho, entre 4 e 10 anos, e incentivar a conscientização ambiental ainda na infância.

Os conteúdos do projeto serão disponibilizada no canal Maricota: Agroecologia para crianças, do YouTube,
e nas redes sociais. “A adaptação foi necessária tendo em vista as medidas de combate à pandemia de covid-19, que suspenderam as aulas. Agora, estando nas redes sociais, podemos alcançar um público mais diversificado no Brasil e no mundo, como estudantes, professores, professoras e pessoas interessadas em Agroecologia”, destaca Déborah Paiva, idealizadora do projeto por meio de nota.


Em dois espetáculos educativos, nos quais os bonecos de manipulação são os protagonistas, Paiva, que é agroecóloga, escritora, palhaça e contadora de histórias, aborda duas práticas agroecológicas: a compostagem e a agrofloresta. Os roteiros são baseados em dois livros de autoria própria, Maricota: quero sombra, comida e água fresca e Tico e a agrofloresta. As apresentações trazem elementos da palhaçaria e da música.

O projeto foi inicialmente pensado para compartilhar o conhecimento agroecológico com estudantes que moram na área rural, como forma de apresentar valores e conceitos da sustentabilidade no dia-a-dia. “As crianças de escolas rurais já têm um contato com a natureza. A ideia é apresentar as práticas sustentáveis que são possíveis de serem inseridas dentro da realidade que elas vivem com as famílias. Mas algumas técnicas, como a compostagem, também podem ser adaptadas para os ambientes urbanos”, explica Paiva.

As escolas públicas que seriam contempladas com as apresentações presenciais receberão os espetáculos em DVD para trabalhar em sala de aula, além de exemplares da versão para colorir das obras Maricota: quero sombra, comida e água fresca e Tico e a agrofloresta. Ao todo, serão doados 2.400 livros. O projeto conta com fomento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.


Serviço

Nas asas da agroecologia - Lançamento das animações infantis
Canal Maricota: Agroecologia para crianças, no YouTube. A partir de 8 de setembro. Mais informações podem ser encontradas no perfil do Facebook e do Instagram do projeto. Acesso gratuito.