O Mapa Design Brasília ganha mais uma edição neste ano. O projeto reúne diversos nomes do design local e os disponibiliza para consulta por meio do site e de um catálogo impresso. Nesta quinta-feira (10/12), às 20h, a iniciativa realiza o lançamento virtual da edição 2020, no YouTube. A abertura contará com a apresentação do novo catálogo e com uma conversa com convidados do Instituto Europeu de Design de São Paulo sobre design estratégico e economia circular.
“O site é um local on-line de consulta para que a sociedade busque designers da cidade. O conteúdo dele é aberto a todos e de fácil acesso, além de ser permanente. Já o catálogo impresso é uma publicação que funciona como um documento de consulta, de referência para outros profissionais, além de futuramente se tornar um registro histórico”, conta a coordenadora geral do projeto e designer Raquel Chaves em entrevista ao Correio.
Em decorrência da pandemia, o Mapa Design Brasília, assim como outros eventos, teve que se adaptar. “A gente montou um programa diferente. Optamos por um evento on-line que atende super bem o nosso propósito e a nossa essência, apesar de não ter a parte presencial. Todo mundo nesse ano teve que mudar um pouquinho”, afirma Raquel.
Em 2018, o projeto foi financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Nesta edição, houve um investimento da própria comunidade. Cerca de 50 designers estão na nova edição física de 2020. São profissionais de diversas áreas do setor, tais como ilustradores, designers gráficos, de mobiliário, jóias, além de educadores e produtores. Além disso, os cadastros antigos foram atualizados e novos foram recebidos, totalizando 401 nomes.
A primeira edição do Mapa ocorreu em 2018 e reuniu cerca de 282 profissionais. “Para o ano que vem, a organização pretende manter algumas atividades on-line por proporcionar um grande leque de atividades de maneira mais fácil, simples e barata”, completa a coordenadora do Mapa Design Brasília.
Serviço
Lançamento Mapa Design Brasília
Nesta quinta-feira (10/12), às 20h, no YouTube. Gratuito. Livre para todos os públicos.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.