O músico Gerry Marsden, vocalista e líder da banda Gerry and the Pacemakers, morreu no último domingo (3/1), vítima de uma infecção no coração. O cantor tinha 78 anos. A informação foi confirmada pelo radialista britânico Pete Price por meio de uma postagem nas redes sociais.
It’s with a very heavy heart after speaking to the family that I have to tell you the Legendary Gerry Marsden MBE after a short illness which was an infection in his heart has sadly passed away. Sending all the love in the world to Pauline and his family. You’ll Never Walk Alone pic.twitter.com/Ezd9WcdeQK
— Pete Price (@PeteCityPrice) January 3, 2021
“É com pesar que depois de conversar com a família, devo contar a vocês que o lendário Gerry Marsden, após uma curta doença que foi uma infecção no coração, infelizmente faleceu”, escreveu Price, que era um amigo de longa data do cantor.
Fundada pelo artista ao lado do irmão Fred e os músicos Les Chadwick e Arthur McMahon, Gerry and the Pacemakers foi uma das bandas mais famosas de Liverpool. O grupo começou em 1959 e estourou com o sucesso do single How do you do it?, em 1963. Outras grandes canções são Ferry across the mersey e I like it.
Gerry and the Pacemakers x Beatles
A banda protagonizou uma rivalidade saudável com os Beatles na década de 1960. Ambas eram de Liverpool e faziam sucesso nas paradas britânicas. No entanto, eram muitas as coincidências que uniam as histórias dos dois grupos. Brian Epstein agenciava os dois conjuntos e George Martin produziu as músicas de ambos também. O fato de serem da mesma cidade também fazia com que gravassem nos mesmos estúdios e tocassem nos mesmos palcos.
Paul McCartney lembrou em tweet da rivalidade entre as bandas e mencionou as inesquecíveis performances do cantor nas músicas You’ll never walk alone e Ferry across the mersey. “Continuam no coração das pessoas como lembretes de um período cheio da alegria da música britânica”, completou o baixista dos Beatles.
Gerry was a mate from our early days in Liverpool. He and his group were our biggest rivals on the local scene. His unforgettable performances of You’ll Never Walk Alone and Ferry Cross the Mersey remain in many people’s hearts as reminders of a joyful time in British music... pic.twitter.com/t1COAIwZVM
— Paul McCartney (@PaulMcCartney) January 3, 2021
Gerry Marsden e o futebol
Talvez a relação mais forte do artista seja com o futebol. Torcedor do Liverpool, o cantor viu a própria interpretação de You’ll never walk alone, composição de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II, tomar a torcida dos Reds, como um hino não oficial do clube. A frase virou um lema do time, está estampada com a sigla YNWA em camisas, e também pode ser vista no portão e arquibancadas de Anfield, estádio do clube.
Very sad news to hear of the passing of Gerry Marsden.
— Paul Doward (@RadioNewsDigger) January 3, 2021
As far as Scouse icons go they don't come much bigger. #RIPGerryMarsden
We Never Walked Alone.
pic.twitter.com/5LYXzxXnS8
A música é sempre cantada pela torcida antes do início dos jogos. Os fãs do time levantam os cachecóis com o nome do clube e entoam o quase hino. Outros clubes como Celtic e Bayern de Munique, adotaram a prática e a música.
Everyone at #CelticFC sends their deepest condolences to the family & friends of Gerry Marsden.
— Celtic Football Club (@CelticFC) January 3, 2021
Gerry’s famous lyrics will live on at Celtic Park forever. You’ll Never Walk Alone https://t.co/JlNIVglFO1
A ligação com futebol vai além. Marsden liderou grupos que levantaram fundos para ajudar em grandes desastres na história do esporte na Inglaterra. Ele ajudou financeiramente com a reconstrução do estádio do Bradford City, após um incêndio em 1985, e também as famílias do desastre de Hillsborough, quando 96 pessoas morreram pisoteadas e 766 ficaram feridas por conta da superlotação e má condição do estádio Estádio Hillsborough em Sheffield em um jogo entre Liverpool e Nottingham Forest.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.