Cinema do DF

Com curtas de Brasília, Mostra de Cinema de Tiradentes começa em janeiro

'Foguete', de Pedro Henrique Chaves, e 'Rádio capital alvorada', de Rafael Stadniki representam a cidade no festival mineiro

Pedro Ibarra*
postado em 06/01/2021 16:02 / atualizado em 06/01/2021 18:12
 (crédito: Pedro Henrique Chaves/Divulgação)
(crédito: Pedro Henrique Chaves/Divulgação)

Dois curtas de alunos da UnB representam Brasília na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes de 22 a 20 de janeiro. Foguete, de Pedro Henrique Chaves, e Rádio capital alvorada, de Rafael Stadniki, participam do festival respectivamente na Mostrinha e na Mostra Praça e são os únicos dois filmes de Brasília que concorrem em Tiradentes, em Minas Gerais, este ano.

"O festival é uma grande vitrine do cinema brasileiro. Estou muito honrado de poder levar um pedaço de Brasília para uma mostra tão conceituada. Oportunidade incrível", afirma Pedro Henrique Chaves sobre o curta de autoria dele ter sido selecionado para o evento. A mostra é uma das mais tradicionais do país e marca a abertura do calendário audiovisual brasileiro.

Tanto Chaves, quanto Stadniki são alunos da Universidade de Brasília (UnB). Pedro está no quinto semestre do curso de audiovisual e Rafael é recém-formado, e Rádio capital alvorada foi, inclusive, o trabalho de conclusão de curso do cineasta. "É bem interessante o fato de que os dois filmes selecionados foram realizados por equipes de pessoas que são da nova safra do cinema da capital federal, e ressalto aqui a importância da Universidade de Brasília na minha formação e no próprio filme", pontua Rafael Stadinki.

Cena do curta-metragem 'Rádio capital alvorada'
Cena do curta-metragem 'Rádio capital alvorada' (foto: Rafael Stadiniki/Divulgação)

“E para diretores começando carreira como a gente, estar com um filme em Tiradentes é um grande incentivo para continuarmos produzindo. Brasília é cheio de jovens talentos incríveis na espera de oportunidades como essa. E é muito importante saber que estão de olho na gente”, analisa Chaves.

Conheça os filmes brasilienses na Mostra de Cinema de Tiradentes

Foguete, que participa da mostra infantil, apresenta histórias que se cruzam e tem em comum o foguete do parquinho Ana Lídia, no Parque da Cidade. Rádio capital alvorada, concorrente em uma mostra paralela, acompanha o último dia de uma emissora de rádio prestes a fechar, mostrando a relação dos ouvintes com meio radiofônico. Os dois filmes já rodam festivais e mostras pelo Brasil, sendo o primeiro também premiado internacionalmente em uma Mostra em Praga, na República Tcheca.

24ª Mostra de Cinema de Tiradentes

A edição de 2020 da Mostra de Cinema de Tiradentes teve 79 filmes selecionados entre os 748 inscritos de diversas partes do Brasil, com os títulos sendo distribuídos em oito mostras. Os curadores responsáveis pelo evento são Francis Vogner dos Reis e Lila Foster. Por causa das regras sanitárias e de segurança atreladas à situação de pandemia, a mostra será predominantemente remota e já teve a programação divulgada.

O festival tem como tema: "Vertentes da criação, uma reflexão sobre as alterações da produção audiovisual do país nos últimos anos". Os filmes escolhidos seguem uma série de questionamentos sobre o que move o cinema e os cineastas, de como o cinema é feito e da experiência cinematográfica.

O 24º ano da mostra também será marcado pela homenagem a cineasta Paula Gaitán. A artista de origem colombiana assina filmes como Diário de Sintra (2007), Exilados do vulcão (2013), Noite (2014) e Luz nos trópicos (2020). Serão exibidos oito trabalhos da diretora em uma homenagem, entre eles o clipe da canção Mulher do fim do mundo, de Elza Soares, dirigido por Gaitán, além de três produções inéditas.

*Estagiário sob supervisão de Adriana Izel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação