Biblioteca

Biblioteca Demonstrativa volta à atividade com projeto virtual

Após anos de reformas, modernização do espaço está finalmente concluída. Atividades culturais começam em janeiro e ocorrerão de forma virtual até que o prédio possa ser aberto ao público, devido à pandemia

Correio Braziliense
postado em 12/01/2021 18:50 / atualizado em 15/01/2021 16:10
 (crédito: BDB/Divulgação)
(crédito: BDB/Divulgação)

Interditada desde 2014 e com a longa reforma concluída, a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria Conceição Moreira Salles, sediada na W3 Sul, finalmente volta à atividade com o projeto BDB Cultural, que preparou 15 meses de programação para ocupar o espaço.

Enquanto durar a pandemia, o prédio continuará fechado ao público, mas, em 18 de janeiro, a programação semanal começa a ocorrer de forma on-line, como uma espécie de esquenta para quando enfim houver a reinauguração do espaço físico. Quando as atividades voltarem ao normal, a programação seguirá na própria biblioteca, mas continuará sendo transmitida pelas redes sociais do BDB Cultural, como o Facebook e o Instagram. O site, que ainda está fora do ar, também receberá transmissões e terá informações atualizadas sobre o projeto e a programação.

A BDB Cultural é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, em parceria com a BDB e com a Voar Arte para a Infância e a Juventude. A Voar preparou uma programação com palestras, apresentações, exposições, oficinas e eventos que começa na próxima segunda feira (18/1) e vai até o início de 2022.

Programação

A atividade de abertura, que contará com uma solenidade de reinauguração virtual da biblioteca, será realizada pela contadora de histórias Nyedja Gennari, que apresentará a história da instituição de forma lúdica. Na terça-feira (19/1), a contadora de histórias volta para fazer uma homenagem a Brasília.
A programação de janeiro segue com a primeira edição do festival BDB é Show!, no dia 25, com o espetáculo Jacá de cantiga, prosa e verso, da atriz, cantora e escritora Lilia Diniz.

No dia 26, o primeiro encontro do ciclo de debates e palestras recebe Emir Suaiden, diretor do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, e Ana Maria Souza, presidente do Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas e coordenadora-geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, órgãos da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, para uma conversa sobre o papel das bibliotecas públicas na sociedade.

No dia 29, ocorre o primeiro sarau eletrônico, com música e poesia, sob a coordenação do poeta Mauro Rocha e dos curadores de artes cênicas, literatura e música do projeto.

Nos dias 23 e 30, haverá ainda aulas gratuitas de violão, para duas turmas diferentes. As inscrições para cada uma das turmas vão até os dias 22 e 28, respectivamente, por meio de formulário disponibilizados no site e nas redes sociais do projeto. As atividades do BDB Cultural ocorrerão sempre às 19h.

Fachada da Biblioteca Demonstrativa do Brasil (2021)
Fachada da Biblioteca Demonstrativa do Brasil (2021) (foto: Gustavo Cordeiro/Divulgação)
 

Reformas

A Biblioteca Demonstrativa foi inaugurada em Brasília em 1970, em um prédio que pertencia, antes, ao Grupo de Trabalho de Brasília, órgão responsável pela construção de prédios habitacionais para funcionários públicos e que estava em desuso. Ocupada às pressas, porém, ela teve que passar pela primeira reforma em 1972. Entre 1996 e 1997, foi fechada novamente para a primeira modernização do espaço.

Em 2012, a biblioteca recebeu o nome de Maria da Conceição Moreira Salles, bibliotecária que dedicou a vida à manutenção e à expansão do acervo da instituição, e que morreu naquele ano. Em 2014, o prédio foi interditado pela Defesa Civil. O órgão detectou problemas no sistema elétrico, além do risco de desabamento da marquise. A comunidade de leitores e servidores da Biblioteca aproveitaram a oportunidade para exigir a modernização e readequação completa do espaço.

Com custo aproximado de R$ 1,76 milhão, a reforma ampliou a área de acesso ao público de 1.300 m² para 1.550 m², permitindo uma nova distribuição dos espaços, com a instalação de um auditório e um espaço gourmet. Também foram construídas passagens ligando o edifício principal à área anexa, distribuindo melhor o acervo, e a instalação de telhas termoacústicas, que reduzem o barulho externo e o uso de ar condicionado.

A reforma atingiu até mesmo o nome oficial da biblioteca: Mais conhecida como Biblioteca Demonstrativa de Brasília, o espaço passou a se chamar Biblioteca Demonstrativa do Brasil após a reforma. Mas algumas coisas anda serã como antes: os painéis de mosaicos com trechos de poemas de autores da cidade que ocupavam as paredes laterais externas no prédio antigo estão guardados e serão reinstalados nos próximos meses.

Programação de Janeiro do BDB Cultural

Segunda-feira (18/1)
Nyedja Gennari conta a história dos 50 anos recém-completos da BDB.

Terça-feira (19/1)
Nyedja Gennari faz uma homenagem aos 60 anos de Brasília.

Sábado (23/1)
Primeira aula do curso de violão on-line.

Segunda-feira (25/1)
Estreia do BDB é show! com apresentação da atriz, cantora e escritora Lilia Diniz

Terça-feira (26/1)
Mesa sobre o papel das bibliotecas públicas com Emir Suaiden, diretor do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e Ana Maria Souza, presidente do Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas (IBERBIBLIOTECAS) e coordenadora-geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), ambos da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo.

Sexta-feira (29/1)
Sarau eletrônico com poetas, músicos e cantores de Brasília.

Sábado (30/1)
Segunda aula do curso de violão on-line

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação