Premiação

Globo de Ouro tem cerimônia morna, surpresa entre vencedores e prêmio póstumo a Chadwick

Com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler, o prêmio contou com cerimônia híbrida, com alguns apresentadores presentes fisicamente e os indicados acompanhando de forma virtual

Adriana Izel
postado em 01/03/2021 01:30 / atualizado em 01/03/2021 01:34
 (crédito: Golden Globes/Reprodução)
(crédito: Golden Globes/Reprodução)

A 78ª edição do Globo de Ouro, realizada na noite deste domingo (28/2), ficou marcada como uma cerimônia morna. Nem as humoristas Tina Fey e Amy Poehler, queridinhas na apresentação de prêmios, conseguiram animar o público de casa. A cerimônia seguiu o modelo de outras premiações, com um formato híbrido, com alguns apresentadores presencialmente e os indicados, assim como o vencedor de cada categoria, acompanhando de forma remota.

O Globo de Ouro desta temporada fez uma distribuição de prêmios, o que evitou grandes hegemonias. Nas categorias televisivas, o destaque foi para a série The Crown da Netflix. A quarta temporada da produção que conta a história da família real britânica garantiu quatro estatuetas: Melhor série de drama; Melhor atriz coadjuvante para Gillian Anderson, Melhor atriz em série de drama conquistado por Emma Corrin; e Melhor ator em série de drama vencido por Josh O’Connor.

Após levar tudo no Emmy, Schitt's Creek, que narra a história de uma família que ao falir se muda para a pequena cidade que dá título ao seriado, conquistou duas categorias do Globo de Ouro no cenário das comédias e musicais. Ao todo, foram dois prêmios: Melhor série e Melhor atriz para Catherine O’Hara.

A grande surpresa em torno das categorias de televisão foi em torno das vitórias de O gambito da rainha, da Netflix, que desbancou favoritos levando Melhor série e Melhor atriz para interpretação de Anya Taylor-Joy da jovem menina que se torna numa grande enxadrista.

Cinema

Na categoria de filmes, três longas-metragens deixaram a premiação com duas estatuetas. São elas: a animação Soul, sobre um homem que morre no auge da vida; a comédia Borat: Fita de cinema seguinte, que narra a história do comediante que arrisca a vida ao retornar aos EUA depois de ser libertado do Cazaquistão; e Nomadland, drama que mostra a dor e a beleza da vida na estrada. Destes, quem surpreendeu foi Borat, que conquistou Melhor filme de comédia ou musical e o prêmio para o protagonista Sacha Baron Cohen.

Alguns momentos se destacaram nas premiações cinematográficas. O mais emocionante deles foi quando o ator Chadwick Boseman, que morreu de câncer, levou o prêmio póstumo pela atuação em A voz suprema do blues, da Netflix. Coube a mulher do intérprete de Pantera Negra agradecer em nome do marido.

A premiação de Chloe Zhao na categoria de direção por Nomadland também agradou e fez história. Pela primeira vez, a categoria tinha três mulheres na disputa. O prêmio colocou a diretora ainda mais em destaque no mercado.

O primeiro vencedor da noite Daniel Kaluuya, de Judas e o messias negro, teve o discurso cortado por problemas técnicos. Depois, ele acabou pedindo o direito de fala, destacando a importância de ter voz. Ele venceu a categoria Melhor ator coadjuvante num filme sobre a morte de Fred Hampton, líder do Partido dos Panteras Negras.

A noite contou ainda com homenagens, entre elas, para a atriz Jane Fonda, que fez um dos discursos mais emocionantes da noite, em que falou sobre diversidade, citou produções esquecidas do Globo de Ouro, como a série I may destroy you e terminou mandando a seguinte mensagem: "vamos ser líderes".

Confira os vencedores do Globo de Ouro

Filme

Melhor ator coadjuvante: Daniel Kaluuya (Judas e o messias negro)
Melhor animação: Soul
Melhor roteiro: Aaron Sorkin (Os 7 de Chicago)
Melhor canção original: Io Si (Seen) de Rosa e Momo – Diane Warren, Laura Pausini, Niccolò Agliardi
Melhor trilha sonora original: Soul
Melhor atriz em filme musical ou comédia: Rosemond Pike (Eu me importo)
Melhor filme estrangeiro: Minari
Melhor atriz coadjuvante: Jodie Foster (The Mauritanian)
Melhor ator em filme de drama: Chadwick Boseman (A voz suprema do blues)
Melhor direção: Chloe Zhao (Nomadland)
Melhor comédia ou musical: Borat: Fita de cinema seguinte
Melhor ator em filme musical ou comédia: Sacha Baron Cohen (Borat: Fita de cinema seguinte)
Melhor atriz em filme de drama: Andra Day (Estados Unidos Vs Billie Holiday)
Melhor drama: Nomadland

TV

Melhor ator coadjuvante: John Boyega (Small Axe)
Melhor atriz em série de comédia ou musical: Catherine O’Hara (Schitt’s Creek)
Melhor ator em minissérie ou filme para TV: Mark Ruffalo (I know this much is true)
Melhor atriz em série de drama: Emma Corrin (The Crown)
Melhor ator em série de comédia ou musical: Jason Sudeikis (Ted Lasso)
Melhor série de comédia ou musical: Schitt’s Creek
Melhor ator em série de drama: Josh O’Connor (The Crown)
Melhor série de drama: The Crown
Melhor atriz coadjuvante: Gillian Anderson (The Crown)
Melhor atriz em minissérie ou filme para TV: Anya Taylor-Joy (O gambito da rainha)
Melhor minissérie ou filme para TV: O gambito da rainha

*Colaboraram Pedro Ibarra* e Fernando Jordão

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação