A série Em busca de Kardec vai ser transmitida pela TV Cultura nesta quinta-feira (29/04), a partir das 23h, e traz uma abordagem filosófica em relação às pesquisas do ilustre educador francês e codificador do espiritismo. São oito episódios documentados por Karim Akadiri Soumaïla, cineasta francês radicado no Brasil.
Diretor, protagonista e roteirista do seriado, Karim ressignifica o luto pela perda repentina de sua filha, Ifa, buscando um caminho espiritual. A história do personagem-narrador passa por França, Suíça e Brasil e tem a contribuição de historiadores, sociólogos, antropólogos e médiuns.
Em Paris, Soumaïla descobre que o poeta Victor Hugo recorreu às mesas girantes após a morte repentina da filha Léopoldine. Em Lyon, ele entrevista adeptos e pesquisadores do kardecismo.
Na Suíça, o diretor visita o castelo de Yverdon, onde o menino Hippolyte Léon Denizard Rivail, o verdadeiro nome de Allan Kardec, estudou com o educador Johann Heinrich Pestalozzi.
Na passagem pelo Brasil, o viajante conhece o legado dos guardiões Kardecistas, entre eles o médium Chico Xavier. Além de constatar divergências em diferentes correntes existentes no país, Karim também dialoga com estudiosos do sincretismo afro-brasileiro, do Candomblé e da Umbanda, para compreender as filosofias pós-morte no Brasil.
Diretor
De origem afro-caribenha, com raiz yorubá do Benin, Karim Akadiri Soumaïla tem filmografia que inclui produções como documentário sobre o cineasta norte-americano Brian de Palma, L’incorruptible, e o longa-metragem Villa Belle France, assistido por mais de quatro milhões de espectadores.
No Brasil, dirigiu A Retomada, documentário sobre o cinema nacional, e o seriado documental sobre fotografia de moda Fashion click. Ao longo da carreira no audiovisual, conquistou o Prêmio da Casa dos escritores franceses e o prêmio Villa Medicis.
Em busca da Kardec
Karim Akadiri Soumaïla. TV Cultura, 29 de abril, a partir das 23h.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.