Obituário

Morre novelista Delia Fiallo, de 'Esmeralda, aos 96 anos

As mais de 40 obras escritas por Della Fiallo foram adaptadas em vários continentes, dos Estados Unidos a Argentina

Victória Olímpio
postado em 30/06/2021 10:47
 (crédito: LEILA MACOR/AFP)
(crédito: LEILA MACOR/AFP)

A escritora Delia Fiallo morreu em Coral Gables, cidade localizada no estado da Flórida, aos 96 anos. A informação foi confirmada pela CNN nesta terça-feira (29/6). Apesar da causa da morte não ter sido divulgada, a filha da cubana afirmou à Televisa que a mãe faleceu "em paz e rodeada dos entes queridos".

Sendo considerada uma 'mãe' da novela latino americana, Delia escreveu mais de 40 obras não só para televisão, como também para o rádio. Entre as tramas famosas dela estão Esmeralda, Cassandra, Mariana da noite e Um refúgio para o amor.

Em 1944 a autora começou a escrever em Havana, mas foi para os Estados Unidos em 1966 para morar com a família. Nessa época iniciou a carreira como roteirista de novelas para canais mexicanos e venezuelanos. As obras escritas por Delia fizeram sucesso em diversas áreas e foram adaptadas em vários continentes, dos Estados Unidos à Argentina.

Durante 67 anos, Delia foi casada com o diretor de rádio Bernardo Pascual até a morte dele em março de 2019. A autora deixa cinco filhos e 13 netos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação