Artes visuais

Shopping vai produzir múltiplos e inaugurar novo centro cultural no DF

O shopping Casa Park selecionou cinco artistas do DF para produzirem múltiplos para colecionadores da cidade. Em outubro, o shopping inaugura um Centro Cultural

Nahima Maciel
postado em 10/08/2021 14:38 / atualizado em 10/08/2021 15:10
Adriana Vignoli é uma das artistas convidadas para produzir os múltiplos do Casa Park -  (crédito: © Joana França)
Adriana Vignoli é uma das artistas convidadas para produzir os múltiplos do Casa Park - (crédito: © Joana França)

Depois de fechar a Galeria Casa por causa da pandemia, o CasaPark se prepara para abrir um novo espaço de arte e lança uma coleção de múltiplos criados por artistas do Distrito Federal. A intenção é dar destaque para a produção local com obras que serão distribuídas para arquitetos e clientes do shopping, mas que também passarão a integrar a coleção do próprio centro comercial.

O Centro Cultural será inaugurado em outubro, junto com a Livraria Travessa, que ocupará parte do espaço da Livraria Cultura, que encerrou as atividades no DF em 2020. “Devido à pandemia, tivemos que fechar a galeria. A gente convidava uma galeria por mês para ficar lá o mês inteiro, sem custo. Como tivemos que fechar, pensamos que tínhamos que dar continuidade”, explica Ivana Valença, diretora de marketing do CasaPark. O local terá auditório e galeria para receber eventos e exposições. 

Para a criação dos múltiplos, o shopping convidou apenas artistas de Brasília. Carlos Silva ficou responsável pela curadoria e selecionou cinco nomes. Cada um vai produzir uma obra em formato A4, com tiragem de 80 exemplares, todas numeradas e assinadas. Silva conta que tomou como diretriz o próprio plano de marketing do CasaPark para selecionar os artistas e se ancorou em três eixos para fazer as escolhas. "Esse plano tem algumas linhas de força e muitas das conexões internas entre os conceitos que tinham elencado indicavam para mim referências à paisagem, então a primeira coisa foi pesquisar aristas e Brasília que tinham relação direta com paisagem", conta. O segundo eixo foi encontrar artistas que fossem referências de atuação tanto no circuito de linguagem quanto no mercado. O terceiro foi pensar um grupo que pudesse ser heterogêneo, o que levou a representantes de diferentes gerações. 

Adriana Vignoli, Helena Lopes, Lino Valente, Matias Mesquita e Zuleika de Souza foram os artistas escolhidos pelo curador para produzirem os múltiplos. As ideais de paisagem, de lugar, de mobilidade e de acolhimento guiaram Carlos Silva na seleção, que também carrega uma ideia de mapeamento da arte brasiliense e de formação de um acervo para o próprio shopping.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Matias Mesquita é um dos artistas convidados para produzir os múltiplos do Casa Park
    Matias Mesquita é um dos artistas convidados para produzir os múltiplos do Casa Park Foto: Divulgação
  • Obra de Helena Lopes para série de múltiplos do Casa Park
    Obra de Helena Lopes para série de múltiplos do Casa Park Foto: Helen Lopes
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação