Seu Estrelo

Seu Estrelo entrega inventário cultural para a Secec

O objetivo é registrar o movimento como patrimônio imaterial do DF. Documento é fundamental para registro da expressão popular no Livro de Registro de Formas de Expressão e no Livro de Registro das Celebrações

Correio Braziliense
postado em 16/08/2021 16:31 / atualizado em 16/08/2021 16:31
 (crédito: Marina Gadelha (Ascom Secec))
(crédito: Marina Gadelha (Ascom Secec))

Secretaria e Cultura e Economia Criativa (Secec) recebeu o inventário de O Fuá do Seu Estrelo. O objetivo é registrá-lo como patrimônio imaterial do DF. Numa iniciativa própria, o grupo reuniu sete pesquisadores e catalogou toda a história num dossiê de 200 páginas, com fotos, documentos, análises e depoimentos. O documento é o passo fundamental para que a expressão popular possa ser registrada no Livro de Registro de Formas de Expressão e no Livro de Registro das Celebrações.

A expectativa do grupo Seu Estrelo e Fuá do Terreiro é de que o registro de patrimônio imaterial do DF associe as tradições e brincadeiras do grupo com o território de criação, localizado na 813 Sul, uma área que, a princípio, era destinada para à Embaixada do Gabão.

O inventário segue um fluxo dentro da Secec para análise e avaliação. Caso o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Condepac) valide o pedido, o bem imaterial em questão já fica protegido durante a pesquisa necessária para o registro. A pesquisa é feita por profissional especializado, geralmente, um historiador, ou outro profissional com conhecimento específico para o tema.

Fuá de Terreiro

Seu Estrelo e Fuá do Terreiro atua no cenário cultural da cidade desde 2004, quando surgia em meio a uma roda de batuque, num samba pisado no chão de terra batida da 813 Sul. No comando, estavam as figuras de Seu Estrelo e a mãe dele, dona Laiá, que davam rumo à brincadeira. Apesar da influência pernambucana, o grupo é considerado uma manifestação cultural legítima do cerrado. A brincadeira, hoje, é estudada por alunos do DF, já que virou requisito do Programa de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade de Brasília (UnB).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação