FOTOGRAFIA

Arquitetura espanhola no século 21 é exposta em obra de Ricardo Santonja

Artista plástico expõe até dezembro, na Galeria Vitrine da Caixa Cultural Brasília (SBS), um registro das mudanças físicas na Espanha contemporânea

Ricardo Daehn
postado em 25/08/2021 06:00
Imagem da mostra Engenharia e arquitetura espanhola no Século 21 -  (crédito: Ricardo Santonja./Divulgação)
Imagem da mostra Engenharia e arquitetura espanhola no Século 21 - (crédito: Ricardo Santonja./Divulgação)

Com o foco detalhista, o arquiteto, fotógrafo, escultor e artista plástico Ricardo Santonja registrou muitas mudanças físicas na Espanha contemporânea. Resultado da observação, a exposição Engenharia e arquitetura espanhola no Século 21 — Obra em expansão pelo olhar de Ricardo Santonja ocupa, até 19 de dezembro, a Galeria Vitrine da Caixa Cultural Brasília (SBS).

Organizada pela Embaixada da Espanha, a mostra traz, pela primeira vez no Brasil, obras do docente da Universidade Politécnica de Madri. “A fotografia é uma arte que tende a objetificar o que se vê, longe da subjetividade do ser humano. Para nós, ela tem um tratamento de descrição do que é apreciado, em muito proveniente do desenho da luz. O que pode ser agregado à realidade? Com a fotografia, posso ver mais, melhor do que com o olho humano. Aparecem os contrastes de luz, os detalhes. Isso formata uma expressão entre o nosso pensamento e a luz, para observar a arquitetura de maneira poética”, explica Santonja, em entrevista ao Correio.

Pelo que sublinha o artista, muitos arquitetos aderem a fotografia como a forma de fixar seus próprios trabalhos. “A fotografia identifica planos e espaços muito duvidosos para o olho e a mente humanos”, completa Ricardo Santonja. Aspectos de um desenvolvimento na cena urbana espanhola, motivado pela ampliação de rodovias e a integração de cidades, entre outros elementos, são apreendidos pelo artista que conta com especializações, quando se tratam de temas como funcionalidade, beleza e modernidade. Ao todo, o cenário cultural sondado na exposição se apresenta em 43 fotografias de dimensões que partem de 60cm x 40cm, chegando a 1,20m x 0,9 m. Tudo em cores.

Comunicação visual

“A fotografia incorpora um meio muito eficaz de comunicar a arquitetura e ainda mais com a tecnologia, a internet, tudo ficou ainda mais aperfeiçoado. Nem todos podem acessar os lugares (fisicamente). A fotografia é um meio de difusão dos espaços do mundo, além de sintetizar caminhos da sociedade e construções. É uma ferramenta poderosa para a compreensão plural da arquitetura”, diz o artista, que é curador da mostra e terá participação em palestra virtual a ser promovida na programação do Outubro Espanhol.

Desde 1989, Ricardo Santonja trabalha com arquitetos de grande representatividade. “Tenho um banco de imagens de construções, arquitetura e de engenharia da Espanha (A arte da construção na Espanha). Com a agência de cooperação espanhola internacional para o desenvolvimento, tenho trabalhado por muitos anos catalogando e investigando o trabalho de arquitetura e engenharia na Espanha. A exposição A arte da construção está acessível, via Google, depois de ser mostrada em países como Itália e Estados Unidos”, conta o artista, ao revelar alguns dos pontos altos da trajetória.

Engenharia e Arquitetura Espanhola no Século 21 — Obra em expansão pelo olhar de RicardoSantonja

Galeria Vitrine da Caixa Cultural Brasília (SBS Qd. 4 Lotes 3/4).
Até 19 de dezembro, de terça a domingo, das 9h às 18h. Agendamento viabilizado no WhatsApp (61) 99246-3993 e
3206-6456. Aos fins de semana, visitas guiadas também mediante agendamento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação