Este ano, o Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro, será de dupla celebração. Isso porque, a data marcar o início da 5ª edição do Congresso Nacional do Samba. Até o dia 20 deste mês, os interessados podem inscrever artigos acadêmicos, crônicas, performances em vídeo e conteúdos que estejam afinados com a missão de refletir sobre a genealogia, a cartografia e a cronologia do gênero musical. Para isso, basta acessar o site do evento,
O objetivo é reunir estudiosos, pesquisadores e praticantes em quatro eixos temáticos: batuques, congadas e músicas sacras afro-brasileiras, sambas rurais, sambas urbanos tradicionais e sambas urbanos contemporâneos.
Com transmissão pelo YouTube, as inscrições para apresentação de trabalho têm o custo de R$ 30, para cobrir os custos mínimos da iniciativa. Embora seja aberto ao público, aqueles que desejarem receber o certificado de participação precisam estar inscritos no Congresso, marcado para ocorrer das 8h às 20h, e pagar uma taxa simbólica de R$ 10, também destinado à parte operacional.
O Congresso Nacional do Samba é organizado pelo Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais (Labogad) da Unirio, pelo programa de extensão “Memorável Samba”, e o Centro de Referência e Informação em Artes e Cultura Brasileira (Criar).
Outras informações podem ser conferidas com o professor do Lobogad Jair Martins de Miranda, no e-mail jairmm@unirio.br. No site, também é possível participar da enquete Família do Samba, destinada a alimentar a Árvore Genealógica do Samba e, com isso, criar uma memória social do samba, que envolvem os sambistas e suas obras.
Congresso Nacional do Samba
2 de dezembro, pelo YouTube, entre 8h e 20h. Inscrições até 20 de setembro pelo site: https://www.even3.com.br/5cns2021/
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.