Artes Visuais

Publicação do IBGE faz homenagem ao Museu Nacional da República

Divulgada hoje, 30 de Setembro, colaboraram com a obra, que este ano homenageia o Museu Nacional da República, 30 autores.

Júlia Cândido*
postado em 30/09/2021 16:21 / atualizado em 30/09/2021 18:02
 (crédito: Obra e imagem cedidas pelo Museu Nacional da República ao IBGE)
(crédito: Obra e imagem cedidas pelo Museu Nacional da República ao IBGE)

O Museu Nacional da República ganhou uma homenagem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao publicar a 29ª edição do Brasil em números, catálogo anual com números, dados e informações sobre diversos aspectos da realidade brasileira, o órgão selecionou obras do museu brasiliense para ilustrar os artigos e gráficos. 

O Museu Nacional da República abriga um acervo de 1.400 obras representativas, principalmente, da produção contemporânea em artes visuais. Inaugurado em 2006, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, assim como sua vizinha Biblioteca Nacional, para completar o Complexo Cultural da República, que compreende também o Teatro Nacional. Cada um dos 23 capítulos do Brasil em números traz imagens de obras que integram o acervo do museu.

O Brasil em números é publicado todos os anos e aborda temas como finanças, mercado de trabalho, habitação, saúde, meio ambiente, participação política, e outros. Este ano, um dos temas mais tratados foi o impacto da pandemia de covid-19 na realidade nacional. No total, 30 colaboradores participam da publicação analisando os dados consolidados pelo IBGE.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação