Música

Clipe de Artur Nabeth faz protesto político com críticas ao governo

Lançamento do clipe de Artur Nabeth conta com participação de Kriança índia, criação de Rafael Campos Rocha, em enredo polêmico envolvendo o presidente Jair Bolsonaro e outras figuras políticas

Júlia Cândido*
postado em 14/10/2021 16:51 / atualizado em 14/10/2021 16:58
 (crédito: Ilustração por Rafael Campos Rocha)
(crédito: Ilustração por Rafael Campos Rocha)

Lançado na última sexta-feira (08/10) na plataforma de streaming de vídeos Youtube, Tiradentes, o novo clipe de Artur Nabeth em parceria com Rafael Campos Rocha traz ilustrações da personagem Kriança índia combatendo algumas autoridades políticas, como Carlos Sales, Paulo Guedes, Jair Bolsonaro, e os filhos do atual presidente. O clipe é uma forma de protesto político e o título foi escolhido em homenagem à Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, local frequentado pelo artista.

Kriança índia, personagem de quadrinhos criada por Rafael, é uma figura protetora da floresta, que combate o desmatamento e pessoas que tentam invadir seus territórios para garimpar e retirar riquezas naturais das terras indígenas.

“Eu acompanho o trabalho do Rafael há algum tempo, que é autor de uma série de personagens de quadrinhos brasileiros super emblemáticos, mas a personagem que mais acho interessante é a Kriança índia. Ela não tem sexo, e a única noção dela é matar quem está invadindo a floresta pra desmatar, garimpar e tal… e enquanto fui escrevendo, que foi em 2018, percebi que tudo que eu tava retratando ali tava acontecendo no Brasil, e no momento que percebi essas semelhanças e coincidências, eu quis colocar a Kriança índia no vídeo. Ela combate como se estivesse em um videogame, sabe? Como se aqueles fossem os chefões. Ela vai lutando contra todos que atravessam o caminho dela”, explica o autor da canção.

Residente do Rio de Janeiro, Artur Nabeth conquistou o prêmio de melhor clipe de animação do Music Video Festival (MVF) de 2020 com Mitos, concorrendo com nomes conhecidos da música brasileira e internacional. Artista plástico e cartunista, Rafael Campos Rocha foi indicado ao HQ Mix. 

Artur diz que sente alívio ao lançar o clipe e espera a reação de apenas um público, sem se importar muito com as opiniões contrárias: “eu sinto acho que alívio, como se fosse um desabafo, tirando tanto ódio e raiva de dentro de mim que eu sinto em relação a tudo que tá acontecendo no Brasil com esse governo… Eu sei que vão ter três tipos de reações, de três públicos diferentes. Um deles é o pessoal do ‘lado de lá’, que fica rebatendo tudo na internet com comentários super infantis, como ‘a mamata acabou’, etc. Vai ter também o pessoal do centro, que vai achar radical demais, que tem que ter diálogo e, enfim… E o terceiro lado, com o qual me identifico, espero que sintam esse mesmo sentimento que eu senti, de ver que alguém finalmente retratou o que tanta gente queria ver, sabe?”.

*Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel

Confira o vídeo Tiradentes:

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação