ÓBITO

Morre David DePatie, criador da 'Pantera Cor-de-Rosa, aos 91 anos

Ele morreu em setembro, mas a notícia da morte do produtor foi anunciada somente nesta quinta-feira (14/10) por um jornal americano

Helena Dornelas*
postado em 14/10/2021 17:04
 (crédito: Reprodução / Arquivo Pessoal )
(crédito: Reprodução / Arquivo Pessoal )

O produtor de animação e criador da ‘Pantera Cor-de-Rosa’, David DePatie, morreu, no dia 23 de setembro, de causas naturais em Gig Harbor, Washington, aos 91 anos. A informação, porém, só foi anunciada nesta quinta-feira (14/10), pelo jornal The Seattle Times.

DePatie nasceu em 24 de dezembro de 1929, em Los Angeles, o pai trabalhava na Warner Bros, onde anos depois o filho passou boa parte da sua carreira. Na Warner, David chegou ao cargo de vice-presidente executivo e gerente geral do estúdio.

Junto com o amigo Friz Freleng fundou a produtora DePatie Freleng Enterprises, responsável por vários desenhos animados que passavam nas televisões americanas.

Entre os projetos, o que mais chamou a atenção foi a Pantera Cor-de-Rosa. A ideia da personagem surgiu de uma animação introdutória do filme Pantera Cor-de-Rosa com o ator Peter Sellers. Ela chamou tanto a atenção que depois ganhou o próprio programa, que passou nas TVs americanas entre 1964 e 1980.

A primeira animação da Pantera Cor-de-Rosa, dirigida por Freleng, venceu o Oscar de 1964, sendo o único da produtora. O desenho teve também adaptações para o cinema, sendo o mais recente lançado em 2009.

David também passou pelos estúdios da Marvel e pela empresa Hanna-Barbera, conhecida pela produção dos desenhos Looney Toones. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE