MÚSICA

Músicos lançam álbum em homenagem a Caetano Veloso e Gilberto Gil

O guitarrista Armandinho Macedo homenageia a passagem dos 80 anos da dupla dos inventores da tropicália, a ser comemorada, em 2022, e lança álbum nas plataformas digitais

» Irlam Rocha Lima
postado em 18/10/2021 06:00
 (crédito: Felipe Oliveira/Divulgação)
(crédito: Felipe Oliveira/Divulgação)

Dois nomes icônicos da música popular brasileira, Caetano Veloso e Gilberto Gil completam 80 anos em 2022. A celebração em torno dos tropicalistas relacionada à data, porém, já teve início. Três músicos baianos, o guitarrista e bandolinista Armandinho Macedo, o pianista e tecladista Yacoce Simões e o percussionista Marco Lobo acabam de lançar nas plataformas digitais o álbum Retocando Gil e Caetano. A performance dos três pode ser apreciada em vídeo, a partir de amanhã, no canal da gravadora Biscoito Fino, no YouTube.


Idealizado por João Neto (filho e empresário de Armandinho), o projeto instrumental foi desenvolvido em agosto último, durante encontros no estúdio de Yacoce, em Salvador, onde foram criados os arranjos e a estrutura do trabalho. O registro, em áudio e vídeo, ocorreu na Sala de Coro do Teatro Castro Alves, uma das mais importantes referências da cultura soteropolitana. Entre as 11 faixas do repertório, escolhidas em comum acordo, estão as canções Tropicália, Sampa, A luz de Tieta e Os mais doces bárbaros, de Caetano; A paz, Palco, Eu vim da Bahia e Marcha da tietagem, de Gil.


Admirador da arte de Armandinho, Caetano é só elogios ao se referir ao músico que integra o grupo pop A Cor do Sim e lidera a banda do mítico Trio Elétrico de Dodô e Osmar. “Armandinho é um músico da melhor e mais extraordinária tradução de virtuosismo popular da música brasileira, porque ele está ligado ao frevo do trio elétrico e ao choro. Pra mim, é um dos músicos mais importantes do Brasil, na verdade da história da música popular brasileira. Tem uma enorme modéstia pessoal, o que é tocante. Ele nem pensa nisso, o que é muito bonito”.


Yacoce destaca o critério para a definição do set list do Retocando Gil e Caetano. “Levamos em consideração as relações afetivas e emocionais que nós três temos com cada uma das composições. Criamos listas individuais e, ao compará-las, cerca de dois terços do repertório já estava selecionado”. Ele acrescenta: “Adotamos uma perspectiva que preserva a melodia das canções, mesmo em formato instrumental. Nesse projeto, a voz das canções é substituída pelo bandolim, a guitarra baiana, o piano e a percussão, que trazem novos arranjos e sonoridades a essas pérolas que Gil e Caetano, nossos mestres e conterrâneos, presentearam a humanidade.”


Percussionista, pesquisador de sons e ritmos e criador de instrumentos, Marco Lobo ressalta a importância do autor de Domingo no parque. “Gilberto Gil é parte importante da minha formação musical. A sua forma especial de tocar o violão sempre me encantou. Com suas letras e músicas atemporais, Gil consegue transitar com propriedade por diversos estilos musicais, como rock, funk, reggae, música africana e ritmos tipicamente brasileiros”. O instrumentista lembra que já tocou com o ídolo. “Foi tocando na turnê Gil & Milton que pude sentir a sua energia contagiante no palco e sua generosidade com os músicos. Ele vem influenciando gerações e inspirando novos músicos com a genialidade de sua obra. Viva Gilberto Passos Gil Moreira!”.

  • Retocando Gil e Caetano

    Álbum com Armandinho Macedo, Yacoce Simões e Marco Lobo, com 11 faixas. Lançamento da Biscoito Fino nas plataformas digitais.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE