PATRIMÔNIO

História artística de Brasília entra em exibição no Museu Nacional da República

Ao todo, 200 obras serão projetadas nesses pontos, em um formato pensado para quem está passando pelo local a pé, de carro ou de transporte público.

Pedro Ibarra
postado em 27/10/2021 06:00
Exposição Brasília Museu Aberto no Museu da República -  (crédito: Minervino Júnior/CB)
Exposição Brasília Museu Aberto no Museu da República - (crédito: Minervino Júnior/CB)

Brasília se tornou um grande museu a céu aberto. A história artística da cidade está presente no Museu da República com a Mostra Brasília Museu Aberto. Foram projetadas, na parte externa do monumento, obras que trazem a trajetória histórica, artística e cultural da capital, nesta que é a segunda edição da exposição.

"A ideia da Mostra é ressignificar os espaços públicos para que o cidadão se reconheça no meio de toda monumentalidade da cidade", explica Danielle Athayde, curadora da mostra. "A exposição é uma linha do tempo, desde a Missão Cruls, até os dias atuais", adiciona a curadora, afirmando que passa por nomes como Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer, Lucio Costa e chega a artistas plásticos, fotógrafos e cineastas contemporâneos.

Inicialmente, era uma mostra física intitulada Brasília: da utopia à capital, que passou por Londres, Moscou e Itália, mas ficou presa em Roma por conta da pandemia. A resolução foi torná-la em arte tecnológica e projetar as imagens em pontos conhecidos da cidade, como o Museu da República, no Plano Piloto; a Casa do Cantador, em Ceilândia; o Museu Histórico e Artístico de Planaltina. O encerramento será no Panteão da Pátria, em 25 de novembro. "É uma exposição internacional, que visitou vários países, e agora chegou a hora do povo de Brasília ver a própria história", destaca Danielle.

Ao todo, 200 obras serão projetadas nesses pontos, em um formato pensado para quem está passando pelo local a pé, de carro ou de transporte público. "Queremos que esses lugares sejam vistos com outro olhar, que os cidadãos vejam a arte e liguem esses monumentos a uma sensação de pertencimento", pontua a curadora. "A nossa intenção é transformar os espaços públicos em um elo entre o cidadão e a história, que as pessoas se sintam parte da monumentalidade desses pontos", complementa.

"Nós queremos transformar a rua em um grande museu, onde o cidadão tem acesso a todo um conteúdo, que não é só histórico, é artístico e cultural também", comenta Danielle Athayde. A curadora acredita que Brasília tem que ser considerada pelo próprio povo como muito mais do que apenas a cidade onde mora, mas também como uma grande obra arte a céu aberto. "É o maior projeto urbanístico moderno do século 20. É um pedaço da nossa história, que não pode ser esquecido", completa. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação