Lançamento

Com humor, ‘Entre homens’ evidencia a divisão social argentina nos anos 1990

Ao Correio, a equipe de ‘Entre homens’, nova produção argentina da HBO Max, revela detalhes da criação da minissérie

Baseada no romance homônimo de Germán Maggiori, Entre homens, nova série argentina da HBO Max, é um drama policial que se passa na década de 1990, em Buenos Aires (Argentina). Ao longo de quatro episódios, a minissérie adaptada por Maggiori, em parceria com o diretor Pablo Fendrik, evidencia a divisão social da época no país, sempre acompanhada por um característico humor ácido.

A trama narra os desdobramentos de um crime que acontece durante uma festa regada a sexo e drogas. Na intenção de apagar os vestígios de evidências que comprometem os convidados, os personagens são confrontados e acabam se envolvendo em problemas maiores.

Mesmo antes da estreia oficial, a minissérie fez história na trajetória do audiovisual argentino. Entre homens tornou-se, neste ano, a primeira produção latino-americana a ser exibida no Festival de Cinema de Berlim.

“O que chamou a atenção do comitê foi que a série é muito diferente do material que eles vinham recebendo da região. Eles disseram que é o mais atrevido e único que tinham visto da América Latina nos últimos anos”, explica Fendrik ao Correio. “Destacaram muito a intensidade e o ritmo da história, que não são muito usuais para a região”, complementa.

Repleta de personagens fortes, a série tem como protagonista Garmendia, um cruel, ultra violento e corrupto sargento de polícia. “Me preparei intensamente para este papel. Tivemos muitas reuniões e muitos ensaios, assim fui montando o personagem, com a ajuda do Pablo”, conta Gabriel Goity, ator que dá vida ao protagonista.

“Além disso, vivi o processo de me apaixonar pelo projeto. Entrar nesse universo, ler o livro, devorar o livro, que é de um gênero que eu amo. Foi intenso e maravilhoso”, completa.

Outro nome crucial para o desandar da trama é Mosca, ladrão profissional valorizado pela experiência como motorista de assalto. “Na minha imaginação, eu recorri a personagens de histórias em quadrinhos e brinquei com isso. Não foi difícil fazer o Mosca, na verdade foi divertido. É sobre isso que se trata a atuação, fazer um papel como este e poder fazer coisas que nós não fazemos no dia-a-dia normalmente”, pontua o ator Nicolás Furtado, que faz o papel do ladrão.

Entre homens é exibida semanalmente, todos os domingos, na HBO. Os quatro episódios da minissérie já estão disponíveis no HBO Max.

*Sob supervisão de Nahima Maciel