Saramago

Crianças leem Saramago em comemoração ao centenário do autor

Estudantes de 100 escolas básicas de Portugal e de 10 colégios do Brasil irão, às 10h desta terça-feira (16), apresentar sessões on-line de leitura do conto 'A maior flor do mundo'

Correio Braziliense
postado em 12/11/2021 20:22
 (crédito: Facebook/Fundação José Saramago )
(crédito: Facebook/Fundação José Saramago )

Em 16 de novembro de 2021, aniversário de 99 anos do escritor português José Saramago (1922-2010), a Fundação José Saramago faz a abertura das comemorações do centenário do autor. O projeto, que inaugura a sequência de eventos em tributo ao único Prêmio Nobel de Literatura de língua portuguesa, chama-se Leituras Centenárias, uma das iniciativas que compõem o programa Saramago na Escola, e que ocorrerá simultaneamente em Portugal, Brasil e Lanzarote, ilha espanhola onde o autor viveu de 1993 até sua morte.

Estudantes de 100 escolas básicas de Portugal e de dez colégios do Brasil irão, às 10h desta terça-feira (16), apresentar sessões on-line de leitura do conto A maior flor do mundo, presente no currículo escolar do 4º ano do Ensino Básico português e do Ensino Fundamental brasileiro.

Além de constituir uma evocação do escritor, as Leituras Centenárias também procura motivar os jovens para a leitura, o aperfeiçoamento da língua, a compreensão da narrativa e o questionamento e diálogo sobre nós próprios, a sociedade e o meio ambiente.

Em Brasília, dois alunos do Colégio Cívico Militar CEF 01 do Riacho Fundo II realizam a leitura em vídeo para o programa e, em Belém (PA), alunos do 6º ano da Escola de Aplicação da UFPA e de escolas públicas municipais da capital paraense também realizarão sessões do conto. No município de Poços de Caldas (MG), oito escolas se engajarão na atividade.

Também estão envolvidas as seguintes instituições: Escola Portuguesa (São Paulo); Colégio Sagr es (Rio de Janeiro); Colégio Paulo VI (Vitória da Conquista, BA); Escola Tempo de Criança (Salvador); Colégio Porto (Natal); Colégio Madre de Deus (Recife); Colégio 7 de Setembro (Fortaleza); e Escola Racher Mader Gonçalves (Curitiba).

A organização da inciativa é da Fundação José Saramago, em Portugal, com apoio da Embaixada de Portugal em Brasília, da rede de Consulados de Portugal no Brasil, do Camões – Centro Cultural Português em Brasília e da Feira Literária de Poços de Caldas (Flipoços). A transmissão das sessões de leitura serão feitas pelos canais do Instagram @camoes_brasil, pela página do Facebook da Embaixada de Portugal em Brasília e pelo canal do YouTube da Flipoços.


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação