Teatro

Artista brasiliense, João Ricken, se apresenta em festival em São Paulo

O espetáculo ‘o CéLeBrO dAs LaRgAtiXaS’, de João Ricken, será exibido via Zoom às 23h desta sexta (3/12) no festival Satyrianas

Pedro Ibarra
postado em 03/12/2021 09:00
 (crédito: João Ricken/Divulgação)
(crédito: João Ricken/Divulgação)

A arte de Brasília chega em São Paulo nesta sexta-feira (3/12). O espetáculo o CéLeBrO dAs LaRgAtiXaS, escrito e estrelado por João Ricken, faz parte da programação do festival paulista Satyrianas. A peça virtual será exibida via Zoom às 23h.

A peça o CéLeBrO dAs LaRgAtiXaS (ou: a formiga que queria ser um homem que queria ser uma formiga) nasceu como projeto de diplomação de João no curso de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), contando com três apresentações vinculadas à UnB em dezembro de 2020. O espetáculo, primeiramente, foi orientado pela professora Dra. Alice Stefânia. Porém, em um retorno para uma nova temporada de seis apresentações em agosto de 2021, o artista Arthur Scherdien assumiu a direção e será o responsável também nesta apresentação do festival.

“O CéLeBrO dAs LaRgAtiXaS é uma experiência teatral virtual focada em trazer entretenimento e conscientização em diálogo direto com o público. A temática da peça gira em torno dos campos de sexualidade e gênero, principalmente no que diz respeito aos impactos da imposição de certos padrões de comportamento na socialização de pessoas LGBTQIAP+”, explica Ricken sobre a peça

O texto é escrito em formato de monólogo e apresenta “uma formiga que queria ser um homem que queria ser uma formiga – ou um homem que queria ser uma formiga que queria ser um homem”, nas palavras do próprio dramaturgo. O espetáculo destrincha o questionamento “o que é um homem/mulher?” e em 45 minutos busca levantar diálogos sobre como construir um mundo menos esmagador para quem se vê formiga em meio a tantas dicotomias.

“Um dos objetivos principais deste trabalho é justamente levantar diálogos sobre as questões abordadas no espetáculo, tanto durante como após a experiência”, afirma João, que já assinou a dramaturgia de Dentro, outro espetáculo com temporada em Brasília, além de ter feito parte do elenco de uma versão de Todo mundo perde alguma coisa aos 8 anos do Grupo Tripé. “Por isso é extremamente estimulante e emocionante poder adentrar e dialogar em um novo espaço (mesmo que virtual) com o CéLeBrO dAs LaRgAtiXaS, principalmente levando em consideração a importância e o histórico inspirador do festival Satyrianas, que há tanto tempo vem dando espaço para artistas não só de São Paulo como de todo o Brasil”, complementa o ator.

Esta é a 22ª edição do Festival Satyrianas e leva o tema "Onde o Tempo Não Para", em homenagem a música O tempo não para de Cazuza. Ele é organizado pela Cia. de Teatro Os Satyros e tem como foco disseminar cultura por São Paulo. A intenção era focar nas produções paulistas, mas o evento ganhou caráter maior tendo influência nacional, com artistas e espectadores de diversos estados brasileiros, com mais frequência do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Amazonas. Além de uma recente proporção internacional, a partir de intercâmbios culturais com instituições da Suécia, Finlândia, Portugal e Croácia.

O Satyranas deste ano ocorre em formato híbrido, com uma programação que passa por pontos importantes da cultura de São Paulo, mas também chegam às telas de interessados em todo o Brasil. Os ingressos são gratuitos e apenas precisam ser retirados no site da Sympla. As atrações começaram na última quinta (2) e vão até domingo (5).

Serviço
o CéLeBrO dAs LaRgAtiXaS no festival Satyranas

Esta sexta, às 23h.Transmitido pela plataforma Sympla, onde os ingressos gratuitos também podem ser retirados. Não indicado para menores de 12 anos

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação