Protesto

Manifestantes dão "abraço" ao Teatro Nacional Cláudio Santoro

Grupo se reúne para questionar o descaso com ícone da capital. Teatro está fechado desde 2014, quando teve as atividades encerradas para uma reforma que não foi concluída

Correio Braziliense
postado em 07/12/2021 15:46 / atualizado em 07/12/2021 17:56
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Um grupo de manifestantes, liderados pela Associação de Amigos do Teatro Nacional Cláudio Santoro (ATENA), se reuniu, nesta terça-feira (7/12), para dar um abraço simbólico no Teatro Nacional Cláudio Santoro. A ideia é dar visibilidade ao abandono que o espaço sofreu desde 2014, quando fechou as portas.

Entre os manifestantes estão arquitetos, acadêmicos e representantes culturais preocupados com o sucateamento do símbolo arquitetônico e cultural de Brasília. As famosas salas Martins Pena e Villa-Lobos já foram palcos para grandes artistas das mais variadas vertentes.

Localizado no Eixo Monumental e projetado por Oscar Niemeyer, o Teatro Nacional foi inaugurado em abril de 1981. Em 2014, encerrou as atividades para uma grande reforma, que se arrastou por falta de verbas. Em 2019, recebeu mais recursos e foi alvo de um convênio com Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, mas continua fechado, com exceção do foyer da sala Villa-Lobos.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação