tradição

Festa dos Yabás ocorre neste sábado (18/12) na Praça dos Orixás

Festa celebra o ancestral feminino na cultura de terreiro e contará com shows, feiras e oficinas

Correio Braziliense
postado em 16/12/2021 14:27
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

A Festa dos Yabás, homenagem às entidades ancestrais femininas da cultura de terreiro, acontece neste sábado (18/12), a partir das 8h, na Praça dos Orixás. Shows, feiras, oficinas e oferenda compõem a programação. A entrada é gratuita.

Dentro da cultura tradicional de terreiro, a Festa dos Yabás se destina a honrar o feminino. Seis orixás são homenageados: Iansã, a deusa dos raios, das chuvas e das tempestades; Oxum, a dona das águas doces; Nanã, senhora das águas paradas e do barro; Ewá, guerreira e valente caçadora das matas; Obá, representante das águas revoltas dos rios e Iemanjá, rainha dos mares. Além do feminino, o evento pretende valorizar as culturas ancestrais de matriz africana.

Nesta edição, as oferendas jogadas ao Lago Paranoá serão totalmente biodegradáveis. O novo formato mantém a prática tradicional, mas se atenta à questão ambiental, que ganhará foco na celebração. A natureza está intimamente ligada aos orixás.

Parte do calendário anual de ocupação da Praça dos Orixás, o evento, organizado pelo instituto Rosa dos Ventos traz à luz o descaso que o ambiente vive. Alvo de atos depredatórios movidos por racismo e discriminação religiosa, o espaço não recebe a atenção necessária. Desde o último ataque, a imagem de Ogum segue depredada e não há indícios de restauração.

 

Programação completa da Festa dos Yabás

 

Palco

8h - Roda Jeje;

8h30 - Roda Nagô;

9h - Roda Ketu;

9h30 - Roda Umbanda;

10h - Roda Angola;

11h - Cortejo das Yabás;

13h - Roda com Samba da Comunidade;

14h30 - Roda de Capoeira;

16h30 - Roda de Samba com Teresa Lopes;

18h - Dança do Fogo com Bando Matilha;

18h30 - Orquestra Alada Trovão da Mata.

 

Feiras

8h às 19h - Feira de Artesanato Afro;

A partir das 12h - Feira Gastronômica.


Espaço Erê

10h - Oficina Curumim;

11h - Oficina Bê-a-Bá do Berimbau;

16h30 - Oficina Casa de Fita.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação