Protesto

Manifestantes dão 'abraço' ao Teatro Nacional Cláudio Santoro

Grupo se reúne para questionar o descaso com ícone da capital. Teatro está fechado desde 2014, quando teve as atividades encerradas para uma reforma que não foi concluída

Um grupo de manifestantes, liderados pela Associação de Amigos do Teatro Nacional Cláudio Santoro (ATENA), se reuniu, nesta terça-feira (7/12), para dar um abraço simbólico no Teatro Nacional Cláudio Santoro. A ideia é dar visibilidade ao abandono que o espaço sofreu desde 2014, quando fechou as portas.

Entre os manifestantes estão arquitetos, acadêmicos e representantes culturais preocupados com o sucateamento do símbolo arquitetônico e cultural de Brasília. As famosas salas Martins Pena e Villa-Lobos já foram palcos para grandes artistas das mais variadas vertentes.

Localizado no Eixo Monumental e projetado por Oscar Niemeyer, o Teatro Nacional foi inaugurado em abril de 1981. Em 2014, encerrou as atividades para uma grande reforma, que se arrastou por falta de verbas. Em 2019, recebeu mais recursos e foi alvo de um convênio com Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, mas continua fechado, com exceção do foyer da sala Villa-Lobos.