Patrimônio

Festival on-line celebra cultura do teatro popular de bonecos

Festival conta com apresentações nacionais e internacionais, rodas de conversa, oficinas e shows

Correio Braziliense
postado em 24/01/2022 15:58 / atualizado em 24/01/2022 15:58
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

A terceira edição do festival Bonecos de todo mundo, sobre a arte do teatro popular de bonecos, ocorre, em formato on-line, entre os dias 3 e 5 de fevereiro. O evento contará com apresentações, oficinas, shows e rodas de conversa. A transmissão acontece ao vivo pelo YouTube e Instagram do festival.

Grupos brasileiros, portugueses e equatorianos se reúnem, em fevereiro, para o festival Bonecos de todo mundo. Dentre as atrações, Mamulengo Presepada, Cia Voar Teatro de Bonecos e Cia Bonecos em Nós são alguns dos representantes de Brasília. Além das apresentações teatrais, estão marcadas rodas de conversa para fomentar a cena e apresentar o panorama do teatro popular de bonecos. No campo das oficinas, há opções para quem quiser aprender mais sobre a história desta arte milenar e, também, sobre a produção e animação por trás das engenhosas apresentações. A trilha sonora fica por conta do show da banda de forró Raiz de Macaúba.

O teatro popular de bonecos foi considerado, em 2015, patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Agora, está em vias de ser condecorado como Patrimônio Cultural Universal pela Unesco. Apesar do reconhecimento, a tradição de bonecos ainda carece de apoio e políticas públicas que alavanquem ainda mais o formato.

Serviço

Festival Bonecos de todo mundo

Dia 3 de fevereiro, a partir das 9h, até as 22h do dia 5 de fevereiro. On-line, de graça, no canal do YouTube e Instagram. Inscrição para as rodas de conversa no link.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação