Big Brother Brasil

O que é herpes labial? Entenda a possível doença de Eliezer do BBB22

A doença viral é contagiosa quando, por meio de beijos ou compartilhamento de objetos, se entra em contato com as rachaduras nos lábios

Camilla Germano
postado em 10/02/2022 20:58 / atualizado em 11/02/2022 09:13
O Correio conversou com uma dermatologista para entender os sintomas da doença e o que deve ser feito ao notar as feridas -  (crédito: Reprodução/Redes Sociais)
O Correio conversou com uma dermatologista para entender os sintomas da doença e o que deve ser feito ao notar as feridas - (crédito: Reprodução/Redes Sociais)

Após beijar Natália na festa da líder Jade, na última quarta-feira (9/2), as atitudes de Eliezer repercutiram muito na casa do BBB22 e também nas rede sociais, isso porque o participante estava com várias feridas na boca, uma possível suspeita de herpes labial. O Correio conversou com uma dermatologista para entender os sintomas da doença e o que deve ser feito ao notar as feridas. 

De acordo com a médica dermatologista Mariana Carvalho Costa, do Hospital Anchieta de Brasília (pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora em medicina pela UnB), a herpes labial é contagiosa e causada pelo herpes vírus (tipo I na maior parte dos casos), que acontece em episódios recorrentes, chamados de crises, e é caracterizada na pele por pequenas bolhas, associadas a dor, ardência ou mesmo formigamento.

Estresse, imunossupressão e exposição solar excessiva são fatores que podem causar seu surgimento.

Na fase inicial, os sintomas são marcados pelo surgimentos das bolhinhas na pele. "A quantidade de vírus dentro delas é grande e, por isso, é quando mais se contagia. A transmissão acontece pelo contato íntimo e por meio de objetos contaminados (copos, talheres, batons). Quando as bolhinhas se rompem e secam, não há mais contágio", explica Mariana. 

Segundo a médica, as crises da doença costumam durar de 5 a 10 dias e os três primeiros correspondem, normalmente, à fase de maior contágio. Somente quando as bolhinhas se rompem e secam, não há mais contágio da doença. Além disso, é importante frisar que ao notar os primeiros sintomas, o ideal é entrar em contato com um dermatologista para que se avalie sobre tratamentos locais e orais. 

Não existe um tratamento eficaz para a doença, uma vez que o vírus permanece no corpo mesmo após os sintomas terem ido embora mas, os sintomas podem ser tratados a base de antivirais oral e cuidados locais para que se evite uma infecção secundária por bactérias no local.

Ao notar os sintomas, é recomendado também manter a higiene local e tomar as medidas para evitar contágio de outras pessoas.

A médica também faz um alerta: "Especialmente na fase ativa, é recomendado que se evite contato íntimo e o partilhamento de objetos que vão à boca". 

Para que não existam dúvidas, a médica explica ainda que a herpes labial é considerada uma doença de transmissão sexual eventual, pois quem tiver contato íntimo com as lesões na fase ativa pode se contaminar. "No entanto, cerca 90% das pessoas tem contato com este vírus na infância ou adolescência, sem contexto sexual", ela ressalta. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação