Música

Zezé di Camargo lança EP solo e fala em "desacelerar’

Sertanejo lançou ‘Rústico’ e o primeiro videoclipe do projeto, estrelado por Tierry e Gabi Martins; DVD de carreira solo também será gravado

Ândrea Malcher*
postado em 14/02/2022 11:59
 (crédito:  Flaney Gonzallez)
(crédito: Flaney Gonzallez)

Zezé di Camargo está desacelerando seu ritmo de carreira, ou pelo menos é o que diz o cantor. Com mais de 30 anos de carreira, Zezé lança o EP de cinco faixas, Rústico, trabalho solo que, como o próprio definiu, é um resgate de raízes pessoais e musicais. Na última quinta-feira (11/2), o cantor lançou o primeiro videoclipe, Banalizaram.

O projeto nasceu a partir das experiências que a pandemia da covid-19 impôs. Nos últimos dois anos, o sertanejo viveu o distanciamento social na própria fazenda em Araguapaz (GO) com a família, tendo passado os últimos momentos de vida do pai, Francisco, em uma rotina muito diferente daquela a que estava acostumado.“Por conta do isolamento social eu me instalei na minha fazenda, onde criei e desenvolvi Rústico, que resgata ainda mais a minha essência de homem do campo”, explica.


Segundo o cantor, o isolamento permitiu contemplar aspectos da agenda da carreira junto com o irmão, Luciano. “É um rolo compressor, não sou mais um menino e veio a questão da garganta”, explica. Em 2020, o cantor foi submetido a uma cirurgia devido a problemas nas cordas vocais, algo que também relacionou a diminuição do ritmo da dupla: “não houve bloqueio (criativo), fui bloqueado na marra”, define.

Esta leva de músicas são a evolução dos vídeos postados no canal do YouTube do sertanejo durante a pandemia. “O projeto solo começou quando eu comecei a subir vídeos de voz e violão no meu canal do youtube e as pessoas começaram a vir, lá pela décima lançada veio a ideia de transformar isso numa coisa grande”.

O Zezé que lança este projeto solo está ligado no que o mercado sertanejo dita e demanda e, principalmente, as figuras de interesse do momento. “Pensei em um casal que tenha a ver com o mercado, então minha assessora perguntou ‘quem você acha?’ e eu disse: ‘Tierry e Gabi (Martins)’. Eles contracenam como o casal romântico”, explica.

A carreira solo de Zezé di Camargo segue em uma direção diferente da de Luciano, que escolheu o gospel para se aventurar sozinho. No entanto, descarta separar-se do irmão e categoriza a dupla como uma instituição. “Zezé di Camargo e Luciano pertencem ao público, não vou deixar eles órfãos, mas não vou me privar de dar uma nova opção para eles curtirem.” E ressaltou: “Zezé di Camargo e Luciano é uma coisa, Zezé di Camargo - Rústico é outra, assim como o projeto do Luciano (também é).”

Rústico é somente a primeira parte do voo solo de Zezé. O cantor já anunciou que um DVD com 15 canções inéditas, além de 13 clássicos da carreira, será gravado em São Paulo, entre abril e maio, o que indica que mais lançamentos como este devem ser disponibilizados nos próximos meses. O mais curioso é que, apesar de ser um trabalho que dialoga mais com o universo sertanejo na internet, focado em streaming, o CD físico, com as 15 músicas inéditas, será eventualmente lançado, dialogando com o público original do cantor.

O cantor definitivamente está longe de tirar o pé do acelerador, pois, ainda no evento, falou um pouco sobre o andamento do projeto Pai e filha, com Wanessa Camargo, que além de participar da gravação do seu DVD, já tem músicas gravadas e, assim como o solo, tem turnê prevista. Segundo Zezé, a folga virá da agenda de shows, com Wanessa somente oito datas e solo menos performances e em lugares mais “intimistas”.

Banalizaram, videoclipe de Zezé di Camargo

 

 *Estagiária sob a supervisão de Pedro Ibarra

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação