RIO DE JANEIRO

Confusão! Avião retorna ao aeroporto para rappers serem retirados do voo

Os cantores Bielzin, Chefin, Oruam e PL Quest alegaram preconceito. Companhia aérea nega. O restante dos passageiros seguiram viagem em uma nova aeronave.

Cecília Sóter
postado em 21/03/2022 11:34
 (crédito: Reprodução/Instagram/Montagem)
(crédito: Reprodução/Instagram/Montagem)

Uma aeronave que havia decolado do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, precisou retornar ao terminal na manhã do último sábado (19/3), após confusão provocada pelos rappers Bielzin, Chefin, Oruam e PL Quest. 

O voo da companhia aérea Latam tinha como destino final o aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, Espírito Santo. A manobra de retorno foi feita ainda enquanto o avião sobrevoava Maricá, região da Grande Niterói.

Os cantores usaram as redes sociais para contar que haviam sido expulsos do voo alegando preconceito. "Os amigos foram expulsos do voo, que loucura. Se a gente não estiver no festival hoje, a culpa é da Latam", disse PL Quest. "Só botaram para fora a galera do rap, maior preconceito, papo reto", acrescentou um integrante da equipe no mesmo vídeo.

Em nota, a Latam confirmou que a aeronave precisou retornar ao aeroporto do Rio de Janeiro pela recusa de um grupo de passageiros em usarem máscara de proteção. O grupo foi desembarcado pela Polícia Federal e o restante dos passageiros seguiram para Vitória.

Vale ressaltar que, apesar do uso de máscara ter sido liberado em ambientes abertos e fechados na cidade do Rio, o uso do equipamento de proteção ainda é obrigatório nas áreas de aeroporto, conforme determinação nº 456/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Sobre a argumentação de que teriam sido vítimas de preconceito, a empresa aérea respondeu, também por meio de nota, que "repudia veementemente qualquer tipo de ofensa e reitera que qualquer opinião que contrarie o respeito não reflete os valores e os princípios da empresa."

Confira a nota na íntegra

"A LATAM Airlines Brasil informa que a aeronave do voo LA3183 (Rio de Janeiro/Santos Dumont-Vitória) deste sábado (19) precisou retornar ao aeroporto de origem em função de comportamento indisciplinado de um grupo de passageiros que se recusaram a usar máscara. A aeronave pousou normalmente, em completa segurança.

Diante disso, a Polícia Federal foi acionada para realizar o desembarque do grupo de passageiros indisciplinados. O restante dos passageiros recebeu toda a assistência necessária e prosseguiu para Vitória na mesma aeronave que decolou às 10h28 deste sábado (19). A empresa reforça que segue os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais e esclarece ainda que o uso da máscara durante os voos da companhia e nas áreas de aeroporto segue obrigatório, conforme determinação da resolução nº 456/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que segue em vigor de acordo com nota da própria agência.

Ademais, a LATAM reforça ainda que repudia veementemente qualquer tipo de ofensa e reitera que qualquer opinião que contrarie o respeito não reflete os valores e os princípios da empresa."

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação