APOLOGIA AO NAZISMO

Monark anuncia retorno após apologia: 'com mais liberdade do que nunca!'

O influenciador se afastou das redes após ser apontado de fazer apologia ao nazismo e ser cortado do programa Flow Podcast

Laura Bragança*- Estado de Minas
postado em 23/03/2022 09:06 / atualizado em 23/03/2022 09:06
 (crédito: Reprodução/@flowpodcast/Twitch)
(crédito: Reprodução/@flowpodcast/Twitch)

Ex-apresentador do Flow Podcast, Monark anunciou hoje (22/3), no Twitter, o retorno "com mais liberdade do que nunca". O influencer havia se afastado após fazer apologia ao nazismo, ser cortado do podcast e passar a ser investigado pelo posicionamento em episódio apagado posteriormente.

"Minhas férias acabaram, se preparem que eu to de volta, agora com mais liberdade do que nunca!", publicou Bruno Aiub, o Monark. "Ta aí uma plataforma que respeita a liberdade de expressão e que nao vai censurar ninguém", escreveu em seguida, ao retuitar uma publicação do Rumble, plataforma canadense de compartilhamento de vídeos.

Algumas pessoas comentaram o fato da plataforma possuir uma vasta gama de vídeos negacionistas, citando um comentário deixado nas avaliações do aplicativo.

Repercussão

A fala do apresentador gerou outras manifestações na rede social: teve quem encarou o anúncio como uma ameaça e outros que disseram que Monark não aprendeu com os erros.

 

 

Relembre o caso

O youtuber Monark sempre repercutiu nas redes sociais por posicionamentos controversos. No episódio ocorrido no dia 7 de fevereiro com os deputados federais Kim Kataguiri (Podemos) e Tabata Amaral (PSB), as falas do influenciador ganharam outra proporção. O podcaster defendeu a existência de um partido nazista no Brasil que fosse reconhecido pela lei.

'A esquerda radical tem muito mais espaço que a direita radical, na minha opinião. As duas tinham que ter espaço, na minha opinião. Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista reconhecido pela lei'
Monark

 

A fala gerou respostas de repúdio na comunidade judaica, na embaixada da Alemanha, nos patrocinadores do Podcast e até em personalidades que participaram do programa, que pediram para que os episódios em que participam fossem retirados do ar.

Na semana seguinte à fala, a assessoria criminal da Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um procedimento para apurar se houve apologia ao nazismo por parte do ex-apresentador do Flow.

Monark publicou um vídeo pedindo desculpas e disse que estava bêbado quando defendeu o posicionamento. No dia 18 de fevereiro, o apresentador tuitou:


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação