Música

Celebrando o mês da mulher, Amazon lança série sobre compositoras

Em 'Cantautoras' nomes como Marina Lima e Sandra de Sá debatem a história e os desafios enfrentados por mulheres na música brasileira

Correio Braziliense
postado em 25/03/2022 10:53 / atualizado em 25/03/2022 10:53
 (crédito: Material de divulgação)
(crédito: Material de divulgação)

A Amazon Music lançou uma série documental em comemoração às mulheres. Cantautoras é coproduzido com a União Brasileira de Compositores (UBC) e é dividido em três partes, com o primeiro episódio já lançado no serviço.

Homenageando artistas que marcaram época, o minidocumentário traz entrevistas com nomes como Marina Lima, Sandra de Sá, Adriana Calcanhotto, Iza, dentre outras. A cantora Ana Carolina comenta, logo no primeiro episódio, ao falar de Chiquinha Gonzaga, sobre o machismo enfrentado por compositoras na música.

“Houve diversas compositoras eruditas que vieram antes da Chiquinha e ficaram encobertas pelo machismo da época. Algumas abandonavam a carreira para se casarem. Então, morria uma compositora porque elas estavam numa época em que a obrigação da mulher era casar e ter filho”, critica.

Os próximos dois episódios estarão disponíveis nos dias 29 de março e 5 de abril, no aplicativo de música e no canal do YouTube da UBC. Os capítulos têm duração de até 25 minutos e o público ainda pode conferir uma playlist especial do programa no serviço de streaming.

A iniciativa compõe o projeto Poder feminino, que trouxe também playlists temáticas e lives. O conteúdo completo pode ser conferido na Amazon Music. Confira o trailer:

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação