Big Brother Brasil

BBB22: Lina é eliminada e emociona até mesmo Tadeu Schmidt

A participante foi eliminada com 77,6% dos votos e recebeu o melhor discurso de toda a temporada

Pedro Grigori
postado em 11/04/2022 00:24 / atualizado em 11/04/2022 00:34
 (crédito: Reprodução/Rede Globo)
(crédito: Reprodução/Rede Globo)

A casa do Big Brother Brasil tornou-se pequena demais para Lina, a Linn da Quebrada. Neste domingo (10/4), a primeira travesti a chegar no top 10 do maior reality do país foi eliminada e conseguiu emocionar até mesmo Tadeu Schmidt.

“Você foi campeã desde o momento em que você pisou naquela casa”, disse o apresentador assim que encontrou com a participante. “O olho dele tava cheio de lágrimas”, disse Jessi sobre o discurso de Tadeu. “Sabe aquela notícia que ele não queria ler?”, completou Arthur.

O apresentador nunca conseguiu esconder a admiração pela atriz e cantora, e o discurso deixou claro isso. “A Lina, ela que adora brincar com as palavras e suas sonoridades, tanto que tem o nome artístico Linn da Quebrada, que pode ser lido também como Linda Quebrada ou ainda como Linda Que Brada, do verbo bradar, dizer em voz alta, gritar, proclamar, exigir, e o que brada, a Lina?”, começou.

"Brada por respeito. Você disse que sempre sonhou com a possibilidade do Brasil torcer por alguém como você. E hoje eu pergunto: por que o Brasil não torceria por alguém como você? E eu digo que você conseguiu. Que as pessoas torceram por você ou contra você, pelo que você fez dentro dessa casa e só."

"Por sua causa Lina, o Brasil inteiro sabe. Não tem mais desculpa para errar o pronome. É ela. Por sua causa Lina, não tem mais desculpa para errar o artigo. É a travesti e não alguma palavra pejorativa. Quem é capaz de medir o quanto esses erros mexeram com as pessoas aqui fora e como definiram trajetórias aqui dentro. Não foi só o Júnior que você matou, Lina. Você matou também um bocado de preconceitos."

“E pra conseguir isso, Linn não teve que bradar. Ela apenas aceitou se expor inteira, por inteiro e inteiramente. Não sei se vocês perceberam, mas hoje não teve suspense. Hoje é dia de dizer o que precisava ser dito. Quem sai hoje é você, Lina”, completou.

No final do programa, Tadeu brincou sobre ter a mesma data de aniversário que Lina. “E vamos planejar nossa festinha de aniversário”, disse. Linn foi eliminada com 77,6% dos votos. Eliezer teve 15,66%, enquanto Gustavo recebeu 6,74%.

Veja o discurso completo


O que eliminou Lina?

Quando saiu do programa, Lina disse que não sabia o que poderia ter feito ela ser eliminada. E realmente, não tinha como saber. Lina era vista como uma ameaça para os fãs dos favoritos, os integrantes da “Disney”, especialmente Arthur e Paulo André. E esses fãs decidiram se juntar para impedir que ela chegasse na final e pudesse levar o prêmio.

Lina teve uma trajetória de erros e acertos. Errou há poucas semanas quando colocou Paulo André no paredão, mesmo após ele ter desistido da liderança para deixá-la ganhar a prova de resistência. Mas acertou muitas outras vezes.

Lina foi uma surpresa para o Brasil. No país que mais mata membros da comunidade T no mundo, no lugar onde quem é trans tem pouco acesso à educação e ao trabalho, o Brasil passou a receber todos os dias em casa uma travesti que… era incrivelmente inteligente? Era culta? Que não era violenta? Lina mostrou para o país uma travesti completamente diferente do estereótipo que grande parte da população brasileira tinha da comunidade T.

E foi com esse prêmio que Lina saiu da casa. “Eu quero acreditar que o Brasil possa torcer por alguém como eu, uma travesti”, disse Lina, logo nas primeiras semanas do programa. E sim, Lina, o Brasil torceu por uma travesti. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação