Grandes nomes da música nacional voltam a se apresentar em Brasília

Com o arrefecimento da pandemia, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Marisa Monte, Skank, Silva e várias bandas de rock são atrações nos próximos meses

Irlam Rocha Lima
postado em 19/04/2022 06:00
 (crédito:  Leo Aversa/Divulgação)
(crédito: Leo Aversa/Divulgação)

Com uma maior flexibilização, por conta do decréscimo dos casos da pandemia em todo o país, os artistas da música popular brasileira voltaram a botar o pé na estrada e as turnês recomeçaram. Cidade onde os moradores costumam prestigiar as apresentações de cantores, cantoras e grupos, Brasília, já há algum tempo, passou a fazer parte da rota dos grandes shows.

 

A programação de espetáculos entre o final deste mês e junho está repleta de atrações. Pelos palcos brasilienses passarão neste período reluzentes estrelas da MPB, entre as quais Ney Matogrosso, Marisa Monte, Caetano Veloso, além do Skank, que percorre o Brasil em clima de despedida temporária.

 

  • Caetano Veloso apresenta o repertório do último disco Meu coco Marcos Vieira/EM/D.A press; Ricardo Nunes/Divulgação; Leo Aversa/Divulgação; Ricardo Nunes/Divulgação; Mateus Mondini/Divulgação
  • A banda brasiliense Plebe Rude abre o festival sobre o rock Brasil no CCBB Mateus Mondini/Divulgação
  • Ney Matogrosso mostra o show Bloco na rua Ricardo Nunes/Divulgação
  • Natiruts no Parque da Cidade: retomada da tradição Ricardo Nunes/Divulgação

Quem abre essa agenda de eventos musicais é o Samba Prime, festival que ocorre no dia 23/4, na Arena BRB, localizada na área externa do Ginásio Nilson Nelson (Eixo Monumental), com a participação de Dilsinho, Ferrugem, Sorriso Maroto e dos grupos Menos é mais e Di Propósito, daqui da capital.

Cantor, compositor e violonista que iniciou a carreira em Brasília, Oswaldo Montenegro chega no dia 29/4 com a turnê Lembrei de Nós, para apresentação, às 21h30, no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Acompanhado por Madalena Salles (flauta e teclados), Sérgio Chiavazzoli (violão, bandolim e guitarra), Alexandre Meu Rei (baixo), o menestrel interpretará canções consagradas do seu repertório, como Bandolins, Estrelas, Léo e Bia, Lua e flor, além de Não há segredo nenhum, uma canção composta recentemente.

Os apreciadores da axé music têm um encontro marcado com o Bloco do Silva, no dia 30, às 16h, no Estádio Mané Garrincha. O cantor, compositor e pianista capixaba faz a festa com a releitura de sucessos do repertório de Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Banda Eva e Timbalada. Ele tem como convidado especial o cantor e compositor paulistano Criolo. No mesmo dia, às 21h, o grupo vocal Divo, formado pelo norte-americano David Miller, o francês Sebastian Izambard e o suíço Urs Buhler, dá sequência à turnê do Greatest Hits Tour e voltam a ocupar o palco do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, tendo como convidado o barítono mexicano Even La Brie.

Em 6/5 o cantor norte-americano Rick Michel retorna ao DF com o Sinatra Forever, tributo a Frank Sinatra, para apresentações às 19h e 21h, no Teatro Unip (913 Sul). No repertório estão reunidos clássicos do Rei da Voz, entre os quais My Way, Lady is a tramp, Fly me to the moon, I've got you under my skine, claro, New York New York.

Em turnê com o show que marca a despedida temporária das atividades, depois de 30 anos de carreira, o Skank aporta na cidade também em 6/5 para concerto, às 21h30, no Estádio Mané Garrincha. A banda mineira, formada por Samuel Rosa, Lelo Zaneti (baixo), Henrique Portugal (teclados) e Haroldo Ferretti (bateria), fará uma uma espécie de retrospectiva da carreira, revisitando clássicos como Sutilmente, Ainda gosto dela, Resposta, Garota Nacional, Acima do sole e Vou deixar".

Marcado para o dia 7/5, às 17h, o show anual que o Natiruts apresenta no Parque da Cidade, às 17h, e tem como nome Good Vibration. Entusiasmado com o retorno à cidade onde deu início à sua trajetória artística, Alexandre Carlo, o líder e fundador da banda, comenta: "Natiruts no Parque já se tornou uma tradição. Desta vez, a banda e o público receberão um convidado ilustre para celebrar a vida e a música, o nosso irmão Baco Exu do Blues".

Já a Arena BRB, instalada no estacionamento do Estádio Mané Garrincha, vai receber, também no dia 7, às 16h, o encontro de Léo Santana, Xandy (líder do Harmonia do Samba) e Tony Salles (vocalista do Parangolé). Os três cantores vão se revezar no palco em apresentações com aproximadamente cinco horas de duração.

Ben Portsmouth dá vida a Elvis Presley no espetáculo The King os Back, que será apresentado no dia 13/5, no auditório master do Centro de Convenções. O cantor norte-americano interpretará Love me tender, It's now or never Kiss me quicke, Bridge over troubled water, entre outras canções marcantes do legado do Rei do Rock.

Confira outras atrações nacionais

Um dos mais aguardados espetáculos da temporada de 2022, o Portas, de Marisa Monte, poderá ser apreciado pelo brasilienses em  14 de maio, na Arena BRB, no Estádio Mané Garrincha. Ao lado da banda formada por Dadi Carvalho (baixo e violões), Daci Moraes (guitarra), Pupillo (bateria), Pretinho da Serrinha (percussão e cavaquinho), Chico Brown (violões e piano), trumpete) e Oswaldo Lessa (sax Antônio Nives (trombone), Eduardo Santana (trompete) e Eduardo Santana (sax e flauta), a cantora passeia por repertório que inclui hits de sua obra e canções do álbum Portas, lançado em 2021. "Eu e minha equipe nos preparamos muito e estamos felizes por estar de novo fazendo o que mais amamos, viajando encontrando os fãs para celebrar a vida, através da música", ressalta Marisa.

Bloco na rua, show como qual Ney Matogrosso está de volta à estrada, já foi visto duas vezes em Brasília. O sucesso foi tão grande que o cantor o reapresentará em 15 de maio no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Acompanhado por Daha Ambach (direção musical e teclado), Dunga (baixo), Maurício Negão (guitarra), Aquiles Moraes (trompete), Everson Moraes (trombone), Marcos Suzano e Felipe Roseno (percussão). A maçã, Como dois e dois, Coração civil, Yolanda e Eu quero é botar meu bloco na rua são algumas das canções que serão cantadas por Ney.

Em 11 de junho, Paula Toller, ex-vocalista da extinta banda Kid Abelha, reaparece em Brasília, depois de longa ausência, para show no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Em turnê pelo país desde o começo do mês, Caetano Veloso chega a Brasília no dia 18 de junho para apresentar-se no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães com o show Meu Coco — nome também do seu disco mais recente. O tropicalista além de cantar músicas do novo trabalho, entre elas Anjos tronchos, Sem samba não dá e Não vou deixar, revisita canções de diferentes fases de sua obra, da importância de Baby, Cajuína, Menino do Rio, Muito romântico e Trilhos urbanos.

Festival do rock Brasil

Bandas como Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude e Detrito Federal, surgidas em Brasília na década de 1980, contribuíram decisivamente para o surgimento do Rock Brasil, movimento que é um marco na história da música popular brasileira.

As quatro décadas desse movimento serão celebradas de 10/5 a 5/6 na capital federal, mais precisamente no Centro Cultural Banco do Brasil com o festival Rock Brasil 40 Anos, organizado pela Peck Produções. A programação inclui oito grandes shows com 16 artistas, musicais, filmes, exposições de artes plásticas e fotografias, além de palestras — tudo focalizando o tema.

Os shows ocuparão a área externa do CCBB, onde será montado um palco de 31x 19metros. No local, haverá, ainda, a instalação de praça de alimentação — com quiosques e food trucks —, postos médicos, loja oficial do evento e espaço instagramável. De acordo com a produção, o evento seguirá todos os protocolos exigidos pela Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária do Governo do Distrito Federal, para garantir a segurança do público.

A abertura da série de shows, em 14/5, reunirá a banda brasiliense Plebe Rude e a paulistana Titãs. Na sequência, se apresentarão: Nando Reis e Blitz (15/5), Paulinho Moska e Biquini Cavadão (21/5), Paulo Ricardo e Barão Vermelho (28/5), Ira e Camisa de Vênus (29/5), Fernanda Abreu e Léo Jaime (4/6). No encerramento, dia 5,os irmãos Rogério Flausino e Sideral homenagearão Cazuza e Leoni. Mais informações pelo instagram/rockbrasil40anos.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação